digo e o oposto, constantemente volúvel, às vezes verdade. juro pela minha alma, mais do que vinho amo a água e só me desenseda e lava, a cara, o corpo e a vergonha de ser quem não quero. os sonhos antigos são sonhos e antigos e os novos de esperar, é esta a vida a mim agarrada, se esperança existe.

sexta-feira, setembro 01, 2006

Cabidela

Degola-se um galináceo e verte-se-lhe o sangue para um recipiente, juntando-se três colheres de sopa de vinagre para que não coalhe. Numa panela põem-se a refogar uma cebola e dois dentes d'alho em azeite, aos quais se juntam, quando estiverem loiros, bocados pequenos da ave, incluíndo as suas miudezas, mais toicinho, loiro, pimenta e sal. Fica tudo isto a estufar em lume brando um bom pedaço de tempo e depois cobre-se com água quente para que coza e torne as carnes macias e apuradas. Em separado a estas elaborações acertam-se as proporções, para que fique três de água para uma de arroz, cereal que é junto ao refogado assim que o caldo levante fervura. Quando os bagos começarem a querer deixar-se trincar adiciona-se, então, o sangue avinagrado e o galináceo. Está quase, é só deixar apurar.
A cabidela fica bem depois duma partida de cartas ou dum jogo de batota. Não há volta a dar, a cabidela pode ser exportada e até já há gente que vá ao estrangeiro explicar a cabidela e se reúna com o Governo para trocar receitas.
Em Portugal a cabidela come-se de Norte a Sul e, cá para mim, acompanha bem com Mateus Rosé... embora haja quem diga que é retinto.

Nota: O autor não confirma nem desmente que este texto evoque o «Caso Mateus» e as batotas do Gil Vicente F.C. contra o C.F. «Os Belenenses».

4 comentários:

Folha de alface disse...

ahahah

Anónimo disse...

Olá Joãozinho meu caro amigo, cá estou eu de volta de férias. Cabidela não aprecio pelo menos de comida, das outras até gosto de arranjar. Não querendo arranjar polémicas, cá para mim ainda vai tudo para a Liga de Honra com o Belenenses.. (Portugal já lá está, faltam mesmo os grandes Benfica, Sporting e Porto).

Abraços

João Barbosa disse...

quais são as outras cabidelas?... algo me diz que me vou arrepender de ter perguntado...

Anónimo disse...

Olá meu caro, não te arrependes nada.. Estava a falar das outras como a da Nota ao texto..