digo e o oposto, constantemente volúvel, às vezes verdade. juro pela minha alma, mais do que vinho amo a água e só me desenseda e lava, a cara, o corpo e a vergonha de ser quem não quero. os sonhos antigos são sonhos e antigos e os novos de esperar, é esta a vida a mim agarrada, se esperança existe.

quarta-feira, maio 31, 2006

Sede em dia de calor

Perguntaste-me por bebida e sirvo-te fresca para te acalmar do calor. Vieste com uma salada que chamaste algarvia. Não sei o que seja, mas imagino-a fresca... como tomate, cebola, pepino e pimento assado... até talvez com oregãos. Sim, claro que com azeite e vinagre.
- O que é isto?
- É bom, não é? É vinho rosa, chama-se rosé ou rosado. Faz-se com uvas tintas, mas por ter tido pouco contacto com as películas a cor fica, assim, descorada. Experimenta.
- Achas? É bom?
- Ainda há preconceito, mas têm aparecido uns vinhos muito bons e bebem-se muito bem no Verão. Fazem sonhar, esquecer os problemas e sublimam a alegria... Se forem bons, claro. Os tintos, agora, ficam pesados e tão facilmente andam quentes e se tal acontece tornam-se aborrecidos e desgostosos, desperdícios de tempo e de vinho. Lá dentro encontram-se, muitas vezes aromas e sabores de morango, cereja e groselha... juro! Experimenta um rosé, depois testa outro, depois prova outro, depois ensaia outro, vais ver que é muito fácil.
- E se eu não gostar? Que bebo com a minha salada fresca?
- Se não gostares dos rosés, degusta Vinho Verde alvarinho, que vem de Monção e Melgaço. Há bom e há menos interessante, mas não me lembro de nenhum ser intratável. Mas, deixa-me dizer-te, que o rosé tem tanta graça...

9 comentários:

Tia Babada disse...

Deixa-me subscrever a tua opinião, o rosé é um vinho fantástico para beber por estes dias. Espero que tenha sido desta que experimentaste o Quinta dos Cozinheiros...

João Barbosa disse...

eheheheheh... tu és mesmo malvadona e não me perdoas ainda não ter provado esse... está bem, está bem, prometo prová-lo, até porque tens dado sempre óptimas dicas de vinhos.

perdida em Faro disse...

Obrigada João. Conheço os vinhos de que falas e as sensações que eles nos provocam quando chegam ao cérebro (ou ao coração). Ainda assim sou um pouco retrógada. Não gosto muito de vinhos frutados e os verdes, esses malvados...só absolutamente gelados. No algarve torna-se difícil manter algo assim. Sabes o que me apetecia? Conquilhas abertas ao lume de uma frigideira bem regada de azeite e cheia de alhos. Aí sim, sucumbia a uma garrafa de Verde gaseificado. Num fim de tarde à beira mar plantado. Que tal? Boa imagem.
Quanto à salada...os oregãos são indispensáveis. Já o tomate...trocava por rúcula.
Mais uma vez obrigada.

João Barbosa disse...

Que pena não quereres experimentares um rosado. Fazes mal. As coisas que se perdem por não experimentarmos... Quanto ao verde gaseificado, abstenho-me de comentar, para não ser DESAGRADÁVEL. Quanto ao resto parece-me MUITO BEM!

Ana Fonseca disse...

Para quando essa salada e esse rosé! Eu alinho! Mas preferia as conquilhas! Porque não irmos todos à frescura, nestes calores...?! Há por aí esplanadas tão jeitosas...

João Barbosa disse...

eu alinho em tudo, menos no verde gaseificado e penso ir al Algarve em Julho ... :-D ó pra mim a convidar-me :-D

perdida em Faro disse...

Com a frequência com que andamos neste blog, basta que um dia antes se combine a esplanada e eu e a Ana garantidamente e à hora marcada (ok, com uns minutos de honra de delay lá estaremos). Sedentas e acho que ficávamos pela Super Bock fresquinha e o resto..esperava pelo rumo da conversa.

Ana Fonseca disse...

Quer dizer então que já há planos para Julho... Parece-me bem! Cá te esperamos, João! E há tão boas esplanadas nesta altura...

Anónimo disse...

Your site is on top of my favourites - Great work I like it.
»