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A vida ensinou-me mas não aprendi.
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Se tempo valesse dinheiro, onde guardaria a fortuna? Dos
dias que não uso.
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Não há maior tristeza do que a tristeza nem engano mais
escuro do que não sentir ao sentir, na dormência das verdades e equívocos.
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Porque se corre para onde se corre e se fica sem caminho
nem vontade.
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Olho as minhas palavras e nelas vivo os erros, não de letras
desencontradas ou pontuação enganada – pois que também. Leio e percebo que
pouco aprendi além de dúvidas.
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Na verdade penso por que escrevo se não o faço para desabafo
– ainda assim também. Perdido mas respirando.
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Não estou nu à janela. Estou muito em toda a parte, da luta
de dizer do escuro, recebendo as derrotas obrigatórias – ninguém confia depois
da verdade.
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As respostas às grandes e primeiras questões não me
interessam, pois sou certeza como qualquer ignorante.
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Escrevi:
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– Pouco aprendi além de dúvidas.
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– Sou certeza como qualquer ignorante.
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Duas verdades incompatíveis, equação impensável. O resultado
é incolhível, bastam-me os alimentos do negrum, sem o «E» iluminando, do
esforço prefiro inconseguir – incompetente.
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Pensar dá-me dores de alma e não pensar também, jogo xadrez
com amigos imaginários na sala dos jogos do meu palácio, sítio ladrilhado igual
ao tabuleiro, onde Alice passou procurando e fugindo da Rainha. Um espelho
muito grande além das paredes para fugir.
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Para que preciso da realidade se a fantasia basta? Jogando
no computador posso ser quem quero onde quero, inutilizando as verdades onde
sou impotente. Tanto faz, deixei de brincar.
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Há silêncio na noite chuvosa e gatos cruzando as ruas. Não
gosto sapatos salpicados nem da gabardina seca sobre a roupa encharcada, por
causa do corpo, não da que vem.
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Essa estrada não é mais triste do que na luz num dia quente.
Silêncio sem música, apenas passos talvez um miado nem luz sem a Lua nem
também.
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Olho as minhas palavras e pergunto-me acerca do que seria se
lhes tirasse as vogais ou as consoantes ou todas. Para quê, se poucos lêem e
nenhum diz.
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Ah! Há o passado. Engano-me dizendo ter sido feliz. Dois «A»
não fazem uma gargalhada e sei rir entristecido. Mas não finjo orgasmos nem
escondo as impotências, porque conto as tristezas e – caso tenha entendido mal
– calo-me das intimidades da cama.
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A minha vida é de ouro. Os dias antigos têm a agradável
patina e estes são horríveis tal o é no brilho novo.
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A verdade é o engano. Não foram do ouro nem da prata nem do
xisto selvagem ou do mármore polido. O granito tem dois pólos do agrado, ainda
menos.
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Sinto e vejo ervas de comer crescidas na beira das águas que
vão ou estagnam. Tanta fome se passou hoje se desprezam sabores. Não as
distingo. Esse é outra coisa, ainda seja diversão contra a dor e a dormência.
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Há quem carregue cruz e outros de nada se arrependem.
Acreditei em tantos amigos, infantil queria tudo amor, todos amor, falharam,
falhei, também nós, perdi sempre que perdi algum, ainda os que não o eram e não
fui ou simplesmente traí e traíram – é diferente. Assim as mulheres. Tal aquele
filho, onde cúmplice contrariado.
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É possível amar (momentos) quem foi, bolha de ar que rebenta
sem som ou consequência – ponho de parte dores passadas e, num instante
controlado, as dores, rancor nunca tive.
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Ganhei amores – um ainda puro e incondicional. Virá longe o fim
da inocência, sei que o seu sabor longo dura menos do que o do caramelo.
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As tristezas não pagam dívidas. As alegrias são iguais. O
dinheiro não traz a felicidade e a falta dele é clara.
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Não se resume tudo a dinheiro. Deseja-se o que se não tem.
Afinal, tenho um palácio incrível com jardim diverso e inesperado em expansão
igual à do universo. De todas as árvores digo das laranjeiras e dos ciprestes.
Na fachada, na vez das heras, há videiras – refrescando o Verão, sem sufocar o
Inverno.
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Posso ser quem quiser e tenho um Adenauer preto e um
Corniche de azul-prussiano. Tantos, gosto mais do DS2, obrigatoriamente negro,
como fantasia de filme infeliz fora da época.
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Só vejo a Relíquia Macabra.
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Nosferatu e o Couraçado Potemkine. Anjo Azul E do Céu Caiu
uma Estrela.
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Als das Kind Kind war – da imagem ao poema de Peter Handke. Sonho
ofegante a estrada de ferro para o inferno do Ano Zero. Afinal fui alemão e
morri numa roupa negra, tenho os remorsos doutra vida, dívida da consciência.
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Cito ou tiro não roubo. Talvez às vezes sem querer e outras
por sabendo, tão óbvio que nem engano. Gatuno-me deveras, pois se está como
quero há que usar – é mais fácil.
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Na casa há uma estação com duas linhas e um pequeno comboio
tão feio que me apaixonei, não sei do combustível nem conheço o seu tratador.
Nele vou pelo domínio.
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Tenho um pavilhão aberto com cortinas brancas que avoam, é
árabe, passa o ribeiro encanado em tijoleira rústica e próximas estão as
laranjeiras, os ciprestes quase invisibilizam o lugar – ainda ninguém sabe nem
virá, só mulheres desejadas na insaciedade.
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Escarlate-negro-azuis
barrocos-góticos-pedras-madeiras-tapeçarias ferro-vidro-plantas-comboio
cozinha-grande.
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Talvez não tenha contado dos cheiros. Podem todos menos os do
leite e dos peixes – a realidade invade o sonho, há que a matar andes de chegar.
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Pus tanto e a vida é mais curta, a pedra é fria e a madeira
quente, no Inverno há calor e no Verão está o jardim, ainda o ano todo, nas ruas está o silêncio da
noite chuvosa onde só gatos e Lua – nem sempre, quero-os.
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Confesso-me vampiro, fui lobisomem – na tal outra vida. Tenho
consciência, não sou zumbi.
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No jardim não poisam naves de planetas estrangeiros e no
lago há dois Nessies. O Monstro da Lagoa Negra nunca existiu.
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É quase tudo de mim. Se não conto é roçar as inlembranças e a preguiça, pudor pouco e muito nu em toda a parte.
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Quantas vezes quis andar e impotente, indiferente noutros
olhos, arrastando-me contrariado-aflito pelo chão da chuva do maremoto do
movimento das margens, noites impossíveis e eternas. Mais poderia, chega.
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Sei que não disse do jardim onde waldeinsamkeit.
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O resto não me importa. Nem importa a ninguém.
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Nota: Devido às limitações do espaço para etiquetas,
deixo aqui os créditos dos trabalhos artísticos utilizados. Infelizmente, não
consegui apurar todos autores. Assim, peço o favor, a quem souber, que me
informe, de modo a poder citar a autoria.
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Fotografia da biblioteca: Marcel Breuer.
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Fotografia da floresta (verde): Piotr Szewczyk.
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Pintura da rua chuvosa: John Atkinson Grimshaw.
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Fotografia do Mercedes: autor não encontrado, atribuído a www.autoevolution.com.
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Vídeo: excerto do filme Europa, de Lars von Trier.
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Fotografia do eléctrico: autor não encontrado.
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Pintura de casal fazendo amor: Costa Dvorezky.
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Fotografia da floresta (preta): Husvik.
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