digo e o oposto, constantemente volúvel, às vezes verdade. juro pela minha alma, mais do que vinho amo a água e só me desenseda e lava, a cara, o corpo e a vergonha de ser quem não quero. os sonhos antigos são sonhos e antigos e os novos de esperar, é esta a vida a mim agarrada, se esperança existe.

quinta-feira, maio 07, 2009

Os muros são vergonhas

Aconteceu a Segunda Guerra Mundial e, em Varsóvia, como noutros lugares, ergueram-se muros junto às judiarias, para controlar uma população indefesa, cujo crime foi o da religião ou de parentesco, mais ou menos próximo, com seguidor dessa doutrina religiosa.
.
Ergueu-se um muro em Berlim para conter as fugas de alemães do Leste para o Ocidente, evitando que um país, meramente ideológico e artificial, se esvaziasse. Vítima os cidadãos em geral.
.
Na Palestina levantou-se um muro para conter os palestinianos muçulmanos, habitantes e herdeiros ininterruptos daquela terra. Motivo, conter a entrada de alegados terroristas que lutam pela libertação do seu país, contra uma potência imposta, embora hoje com direito de existência de facto. Vítimas os palestinianos em geral e os trabalhadores, em Israel, em particular.
.
Um novo muro, agora no hemisfério Sul, no Brasil. Uma muralha separa os habitantes pobres dos ricos, abastados e remediados do Rio de Janeiro. Motivo, conter a violência e os roubos dos pobres das favelas. Os favelados são prisioneiros nos seus bairros, dos criminosos, das autoridades, das condições de vida e dos preconceitos.
.
Os muros são instrumentos de tortura e geradores de conflitos e ódios. Não são soluções, são próteses de vergonha.
.
.
.
Nota: Imagem do Muro de Berlim, conhecido pelas vastas e diversificadas intervenções artísticas apelando à destruição daquela estrutura e à libertação do povo leste-alemão.

1 comentário:

Lia disse...

Gostei Joao. Para mim muros existem na mente e as vezes se materializam na vida como forma de poder superar aquilo que nao se enxerga nitidamente e quando essa barreira incomoda pode ser um passo para tirar um tijolo e derrubar o muro de vez...quem sabe nao aparecem flores e um jardim do outro lado e o muro nao se desmaterializa para formar um campo livre? Mas em algumas situacoes o muro permanece ali intocavel, talvez pq seria uma manifestacao de nossas dificuldades como pessoa, como sociedade...

uma reflexao meio estendida que fiz depois de ler aqui e que nao eh nenhuma novidade tbm, mas quis compartilhar aqui.

bjs.