digo e o oposto, constantemente volúvel, às vezes verdade. juro pela minha alma, mais do que vinho amo a água e só me desenseda e lava, a cara, o corpo e a vergonha de ser quem não quero. os sonhos antigos são sonhos e antigos e os novos de esperar, é esta a vida a mim agarrada, se esperança existe.

sábado, janeiro 20, 2007

Segredo

As coisinhas minhas são tão minhas quanto públicas. Que diferença faz se são minhas ou se partilhadas ou expostas?
A minha carne é igual a toda a outra carne e os meus segredos são só meus, mas são feitos do mesmo material de todos os segredos. Apenas mostro o íntimo mostrável e o que não revelo não é mais belo nem mais feio nem diferente daquele que vê a luz do dia ou do de toda a gente.
Esta paisagem diz-me muito. Tem uma lembrança e uma memória. Ainda que contasse o segredo por detrás das árvores ninguém a entenderia, porque só os meus olhos, pulmões, fígado, cabeça, pernas e pénis e tudo o resto que é meu sabem e fazem parte do mesmo conhecimento.
Não há verdadeiramente segredos. Mas há segredos verdadeiros. Os meus estão comigo como os vossos estão convosco. Não é por se exporem que se dissipam na luz. Não é por se calarem que estão escondidos, em absoluto e definitivo.
Fiz amor nesta seara e beijei encostado junto a estas árvores. Pronto, contei. Já não é segredo? Importa dizer o nome dela? Não, não importa. Porque ficará sempre por explicar o sentimento. Não há palavras para os desenharem, nem memória eterna. Contudo, o que teriam de diferente dos gestos feitos noutros quartos com outras amantes? Que diferenças houve dessas tardes face às noites de amor doutros casais?
Posso contar toda a minha vida aqui, nunca se verá a minha intimidade. Todos os meus segredos estão desnudados e invisíveis, mas são palpáveis e banais...

5 comentários:

Folha de alface disse...

tão terno este texto.
ainda bem q n ficou em segredo na gaveta :)

as velas ardem ate ao fim disse...

"Posso contar toda a minha vida aqui, nunca se verá a minha intimidade."

O teu texto é amoroso e um verdadeiro doce.

bjinhos

perdida em Faro disse...

Gostei muito do texto João (sempre )infotocopiável e os segredos também são assim: Mesmo quando contados ou partilhados mantêm sempre uma faceta de segredo que lhes confere ainda o nome de segredo sem que o sejam já...mas são, enquanto nossos ainda o são! Só quando são descobertos! Aí são violentados e perdem a categoria de segredos! Digo eu dos meus!!!

sa.ra disse...

a verdade é uma coisa nossa, íntima... o resto é a verdade daqueles que a interpretam.

bonito texto!
muito bonito... a foto também... linda!
neste texto, posso quase adivinhar a voz... que bom!

beijo
tem um dia muito feliz

Ana Fonseca disse...

Tão lindo! :)