digo e o oposto, constantemente volúvel, às vezes verdade. juro pela minha alma, mais do que vinho amo a água e só me desenseda e lava, a cara, o corpo e a vergonha de ser quem não quero. os sonhos antigos são sonhos e antigos e os novos de esperar, é esta a vida a mim agarrada, se esperança existe.

segunda-feira, dezembro 04, 2006

O quatro

Houve uma altura em que me regi por quadrados. Não há forma mais perfeita, porque é simétrica em todas as formas sem ser igual de todas as vistas como um círculo.
O aborrecimento do quadrado é a imposição do correcto, a ditadura da esquadria. Quando se coloca um quadrado descentrado a outro quadrado projecta-se um triângulo, o princípio da desigualdade e da irritação.
Apaixonei-me pelo quadrado pelo acerto do quatro. Gosto do quatro por ser um número justo, superior à conta perfeita de Deus. Quatro é um número irmão, onde cada lado enfrenta nos olhos o outro e dá os ombros a outros dois, que abraça de igual forma.
Desapaixonei-me do quadrado quando percebi que os seus ângulos são de noventa graus, em tudo diferentes do quatro. Não há divisão perfeita do noventa, mas um número manco, sinistro e indistinto.
O quadrado continua perfeito, mas já não me iludo. Hoje tanto me faz e talvez prefira mesmo os triângulos por serem menos difíceis, mais humanos, assumidamente individuais e com os lados na conta que Deus fez.

2 comentários:

as velas ardem ate ao fim disse...

Não gosto de quadrados.Têm a mania que são perfeitos.

bjinhos

Anónimo disse...

Pois eu gosto mesmo é do Circulo, isto deve ter algum sentido...é redondinho, sei lá. Fica perfeito com a ajuda de um compasso. Mas a bem da verdade também já não me iludo :)