digo e o oposto, constantemente volúvel, às vezes verdade. juro pela minha alma, mais do que vinho amo a água e só me desenseda e lava, a cara, o corpo e a vergonha de ser quem não quero. os sonhos antigos são sonhos e antigos e os novos de esperar, é esta a vida a mim agarrada, se esperança existe.

quarta-feira, novembro 08, 2006

São pessoas!

Os gatos são pessoas! Os gatos são pessoas, embora mais pequenas e diferentes e incapazes de falar. Os gatos ouvem tudo e prestam grande atenção ao que se lhes diz. Todavia fazem só o que lhes interessa ou aquilo a que são obrigados, relutantemente, tal como as pessoas bípedes.
Conheço gente que os julga superiores aos humanos comuns e ditos normais, e atribui aos gatos funções místicas e espirituais na Terra. Reconheço que não acredito e soltei, incrédulo, uma gargalhada quando me contaram tal crença. Contudo, sei da humanidade dos gatos e da animalidade das pessoas.
Um cão é quase pessoa, mas não a chega a ser, porque é servil ao seu dono e tentará obedecer e satisfazer e fazer o que lhe ordenam. Os cães são deliciosos e podem até ser bons amigos dos gatos, desde que tenham inteligência de perceber, ou lhes expliquem, que os felix silvestris são pessoas quadrúpedes.
Um gato é muito diferente dum cão. Com um felino conversa-se e discute-se, diverge-se. Os gatos são artistas. Os gatos têm personalidade... Os cães também, mas não têm vontade independente da do dono quando este está presente. Todos os dias converso com as três gatas cá de casa e elas respondem-me... quando querem.

12 comentários:

Anónimo disse...

Ora, ora, os meus 3 cães também falam comigo, também tem vontade própria...até demais!
Mas uma coisa tenho como certa: melhor amigo que um cão, aquele amigo mesmo á séria, daqueles que até se tornam chatos de serem tão amigos, que te seguem tipo sombra, que saltam para cima de ti às lambidelas, que exigem que vás à rua com eles, mesmo qd. chove a potes, não encontras...só mesmo um cão.

Anónimo disse...

"sei da humanidade dos gatos e da animalidade das pessoas."
Gostei muito João e percebo bem...
ando adoentada e hoje e por isso mesmo a gata cá de casa acordou-me com um mimo: ela na minha cama...Lindo!

João Barbosa disse...

vês Gi, por que digo que um cão não é uma pessoa?! Tu própria sabes e dizes que um cão não é uma pessoa, um gato não faz nada disso que faz um cão, um gato não tem dono.

Azzrael disse...

Um gato é de facto mais independente que um cão. Um cão é como uma pessoa comum, quer carinho amizade, mimos, companheirismo e respeito. O gato é um outro tipo de humano, o que gosta de estar sozinho e não precisa de nada nem de ninguém...

Anónimo disse...

A maioria dos animais, quer sejam cãos, gatos ou macacos são o reflexo dos seus donos.
Não precisar de nada, nem de ninguém, é algo de bom???
Ainda bem que faço parte das pessoas comuns...

moonlover disse...

Sempre tive cães e desde que tenho a minha gata'Lua' que revejo nos cartoons do garfield ;) a diferença que existe entre os cães e os gatos!
Gostei da frase sobre a humadidade dos gatos e a animalidade das pessoas.

Anónimo disse...

Estava a ver se ficava calado. Não posso. Tenho que discordar do texto pois nem os gatos nem os caes são pessoas. A independencia não é critério de qualificação para serem pessoas. Como diz no texto muitas pessoas se portam pior que animais e verdade por mim falo. A discussão vai sempre permanecer entre donos de gatos, de caes e dos que tem gatos e caes. Mas isso nunca os irá qualificar como pessoas apesar de os podermos tratar como tal. Os caes tem coisas que os gatos não e os gatos tem coisas que os caes nao infelizmente as pessoas nem tem as coisas de um nem de outro. Quanto ao texto entendo o contexto, pois trato o meu cão da mesma maneira que o Joao trata os gatos, ou seja como pessoas.

João Barbosa disse...

ó Turco, os cães não são pessoas! Os gatos são! Ó Turco lê o texto ou tem um gato e depois percebes que os gatos são pessoas.

Anónimo disse...

São tanto como os cães caro amigo. E tu é que terás de perceber melhor o que escrevi.

João Barbosa disse...

miau!

Anónimo disse...

AuAu... ÃoÃo... depende do tamanho do animal.. ahahahahah

Anónimo disse...

Pessoas são pessoas, animais são animais, mas sabes que quanto mais conheço as pessoas, mais gosto dos animais...ehehehehehe!!!! É um bocadinho lugar-comum, mas é totalmente verdade, evidentemente que prefiro os cães...Grandes, pequenos, rafeiros e de raça, de várias cores e feitios, são todos uns queridinhos. Grrrrrr....