digo e o oposto, constantemente volúvel, às vezes verdade. juro pela minha alma, mais do que vinho amo a água e só me desenseda e lava, a cara, o corpo e a vergonha de ser quem não quero. os sonhos antigos são sonhos e antigos e os novos de esperar, é esta a vida a mim agarrada, se esperança existe.

sábado, setembro 23, 2006

As minhas cidades
























Não aguentei mais a espera e levantei-me. Despedi-me de todos aqueles a quem devo afectos e abalei sem as malas, porque o meu peso já basta como carga. Esbracejei para voar e encantei-me, como se fosse a primeira vez, com o Terreiro do Paço... e como doem os olhos por o ver há tantos anos feito estaleiro de obras!... Não há luz como a de Lisboa! Não há! E junto ao Tejo, rio quase mar, a praça é tão feliz!
Ainde consigo orientar-me em Paris... cirandar junto à Torre Eiffel, subir os Campos Elíseos e indecidir-me na Étoile... Não há lazeres como os parisienses!... Nem discussões! Que belo trânsito! Que massa compacta de veículos em velocidade e manobras arriscadas! Que quase susto agradável!
Colónia é uma casa... e há quanto tempo não entrava. Estou sempre bem. O Reno, a ponte, a catedral a cerveja kolsch da Frü, o perfume 4711 e a gare ferroviária. Estou sempre bem.
A calma de Viena é o encanto da perdição. Perdi-me. Não me perdera nos passos, mas visitando do ar... Contudo, provei os bolos dos cafés, fabricados com o melhor chocolate. Não há gordura mais emproada e faustosa do que a vienense! Há primor! Há aprumo! Repeti os bolos de chocolate... entrei em todos os cafés.
Edimburgo é uma rua. Entre o castelo e o palácio. É uma rua torta que não se chama rua e que vai dum passado a outro e atravessa o presente e traz fantasmas. Edimburgo é um rio ausente e uma brisa marinha. É o mar ao lado sem que se veja. Edimburgo é um agasalho. Edimburgo... Edimburgo não mostro, porque é lá onde guardo o coração e poderia - ia de certeza - mostrar onde o guardo.

3 comentários:

Eu* disse...

Sim, vc está entre os que mais gosto!
parabens pelos excelentes blogs!

João Barbosa disse...

:-) obrigado

Folha de alface disse...

lisboa peculiar. o tejo fantástico.
viena é de facto faustosa e imponente.
edimburgo, bem edimburgo é única. algures no limbo de fantasia e amores perdidos. edimburgo é onde tb tenho o coração.