digo e o oposto, constantemente volúvel, às vezes verdade. juro pela minha alma, mais do que vinho amo a água e só me desenseda e lava, a cara, o corpo e a vergonha de ser quem não quero. os sonhos antigos são sonhos e antigos e os novos de esperar, é esta a vida a mim agarrada, se esperança existe.

terça-feira, julho 25, 2006

Sorvete

Tomei-me de amores e fui tomado de coragem, e convidei a rapariga-dos-sorrisos para um sorvete. Fingi a voz num telefone emprestado e ainda assim desvendou-me nas primeiras sílabas. Disse-me que ninguém lhe faz telefonemas como os meus... Só lhe fiz dois.
À rapariga-dos-sorrisos convidei para um sorvete... não para um gelado, que é leitoso, nem para um rajá que se vai num instante, nem para um granizado, mas para um sorvete, que é fresco e doce.
Se ela fosse um malmequer poderia querer desfolha-la, mas ela faz-se de sorrisos e tem um tom avermelhado pelo Sol. Não sei se é frágil e se a fragilidade é a duma flor, que até resiste ao vento e as gotas que caem do céu.
À rapariga-dos-sorrisos convidei para um sorvete... não para um semi-frio, nem praliné nem mesmo para um picolé, que não sei o que é, mas para um sorvete, porque é doce e refresca.
Pensei no doce acre da tangerina, pensei. Pensei na frescura da lima ou do limão, pensei. Pensei no pêssego e na meloa, pensei. Pensei no ananás, pistacho e maracujá, pensei. Pensei em baunilha, caramelo, café e menta, pensei. Pensei além... pensei em gengibre, cerejas, chá verde e Champanhe, pensei. Não lho disse. Não lhe cheguei a dizer.
Não lhe cheguei a dizer que a sonho e que os seus beijos pequeninos, dados nos meus lábios, evocam a tangerina. Não lhe cheguei a dizer que a sonho e tudo o que se faz quando se faz amor tem mais sabores do que os sabores duma geladaria. Se fosse um malmequer talvez a quisesse desfolhar, mas a rapariga-dos-sorrisos é outra flor. Não sei se alguma vez lhe irei dizer tudo isso ou se apenas a convidarei para um sorvete.

11 comentários:

Mia Alari disse...

Ainda está com a dúvida do picolé ;)...risos

João Barbosa disse...

desconfio o que seja, mas não faz qualquer sentido em português de Portugal.

João Barbosa disse...

obrigado, és um doce, Gi

Folha de alface disse...

q docinho este texto :)

João Barbosa disse...

:-)

Ana Fonseca disse...

Ai... Estou ainda a suspirar!

João Barbosa disse...

:-) por que suspiras tu, miúda?

Ana Fonseca disse...

Por um sorvete... por um convite... por qualquer coisa! Achei tão ternurento! Adorei!

Anónimo disse...

Que delícia! :))

Anónimo disse...

Really amazing! Useful information. All the best.
»

Anónimo disse...

I really enjoyed looking at your site, I found it very helpful indeed, keep up the good work.
»