digo e o oposto, constantemente volúvel, às vezes verdade. juro pela minha alma, mais do que vinho amo a água e só me desenseda e lava, a cara, o corpo e a vergonha de ser quem não quero. os sonhos antigos são sonhos e antigos e os novos de esperar, é esta a vida a mim agarrada, se esperança existe.

terça-feira, julho 25, 2006

Chegado

Trago os pés quentes de caminhar no restolho e no chão delgado, com flores de xisto, de silex ou de outras pedras. Venho suado e satisfeito, talvez cansado.
O trigo foi ceifado e agora está um aroma de anis no campo loiro. É doce este cheiro que tão bem combina com o dedilhar das cigarras e o planar da rapina.
No Alentejo, as uvas já vão estando doces, pelo menos no Redondo... mas em Montemor ainda não veio o pintor. Estão seivosos os bagos. Lá para meados de Agosto virão as vindimas... talvez lá para meio de Setembro. Há tantos Alentejos num só. Num só terço do país.
Disseram-me uma vez que o Alentejo começa onde se comem migas e açordas. Calhando a província vem mais acima, até ao meu quarto andar ventilado pelo Tejo... Acrescentem-se ainda os gaspachos para que a fronteira se dilate mais e mais. Ai as minhas sopinhas de pão, alho e azeite!... e tomate e oregãos... e todas as ervas bravias... o Alentejo pode ir por aí fora, Mediterrâneo a dentro, à procura de irmãos que os vai encontrar de certeza.
Tenho os pés quentes de caminhar e só tenho pena de as pernas não terem andado um pouquinho mais, só até a uma figueira.

6 comentários:

Folha de alface disse...

o alentejo é maravilhoso! os petiscos então nem comento... o pão é do melhor do mundo!

João Barbosa disse...

gosto muito da comida alentejana, gosto muito do pão alentejano, embora não diga que são os melhores do mundo... sou muito suspeito, porque me são muito familiares.
Quanto ao vinho, já fujo mais para o Douro e para o Dão...

João Barbosa disse...

há bom vinhito, sim senhora. há, sim senhora. mas gosto mais doutros, só isso. ontem provei 2 bons alentejanos...

Ana Fonseca disse...

Ai, o meu Alentejo! Eu, que sou alentejana dos dois costados, tinha que vir aqui ajudar a celebrar o Alentejo! E tens toda a razão, João... Há muitos Alentejos... Há o Alto, há o Baixo, há o fronteiriço, o litoral (que é o meu, com muito orgulho!)... Há muitos, mas alguma coisas os une... Não sei se é a terra se são as gentes, mas seja o que for que cria essa unidade, é uma coisa boa com certeza, porque o Alentejo não tem igual!

João Barbosa disse...

(a cantar) Oh Alentejo, oh Alentejo, oh Alentejo, oh Alentejo...

Anónimo disse...

Your are Excellent. And so is your site! Keep up the good work. Bookmarked.
»