digo e o oposto, constantemente volúvel, às vezes verdade. juro pela minha alma, mais do que vinho amo a água e só me desenseda e lava, a cara, o corpo e a vergonha de ser quem não quero. os sonhos antigos são sonhos e antigos e os novos de esperar, é esta a vida a mim agarrada, se esperança existe.

sexta-feira, junho 09, 2006

Um exagero numa questão de esferas

O mundo é uma esfera e talvez mais de quatro mil milhões dos seis mil milhões de cabeças do mundo se voltem para as esferas que vão rolar no mundial de futebol. Mesmo que os corpos passem fome, a saúde passe mal e a vida exista com dores na sociedade. Quatro mil milhões ou mesmo cinco mil milhões e tanta gente com fome e doenças e sem tecto. E o que importa? Festa é festa! Haja pão e circo! A humanidade é tão romana como é egoísta e distraída. Que se gastem milhões no festim e na engorda, que se descansem os olhos das fadigas gordas de todos os bem instalados operários e funcionários ocidentais e nortistas. Não importam as misérias do Sul e do Oriente. Nem tampouco as de ao pé de casa, quanto mais as que estão longe da vista. Os ricos que paguem, gritamos todos encolhendo os ombros a olhar para o televisor, nervosos com o jogo e sedentos de cerveja e petiscos que se atiram vorazes ao coração. Esquecemo-nos que a classe média ocidental é rica. Nas outras bandas do mundo, os magros e os famintos seguem esfaimados e doentes as mesmas bolas. Há só uns tantos, talvez menos de mil milhões, que não ligam ao futebol... porque não gostam ou porque estão morrentes de misérias várias. Atrás das esferas distraídos andam cinco mil milhões, talvez mais, mas outros tantos andam com fome, não têm acesso à saúde nem condições de vida condignas para os padrões do século XXI. É hoje que começa a doença das esferas. A minha, a que tenho agarrada ao pescoço, já está farta e de cabelos em pé... mas doença é doença e eu, que nem ligo a futebóis, no domingo vou ver a bola!

19 comentários:

Anónimo disse...

É um verdadeiro exagero...e ainda nem começou o Mundial,(começa hoje, não é?)... mas também nunca acabam os campeonatos, para a liga, para a taça, o europeu dos sub-21, jogos amigáveis, desmaios do povo atrás da selecção, debates acerca de cor da relva, da bola que gira e salta, dos árbitos, dos jogadores e dos treinadores...uffff, da bandeira das mulheres...que tristeza!É o efeito avestruz de meter a bola na cabeça, para esquecer os problemas próprios e os do outro lado do mundo...isso não interessa nada, qual fome, qual crise, qual nada! Viva a bola que é redonda e toca a andar...Apetece-me hibernar!

João Barbosa disse...

não hibernes, pois tu gostas é do verão e de passear com a prancha na mão

Anónimo disse...

È isso mesmo...pode ser que com o futebol as praias fiquem vazias de gente e assim posso ir à vontade, quero uma praia só para mim... ;)

Anónimo disse...

E Onde é essa praia? Existe mesmo não é uma miragem? Convêm que seja em Portugal e não nas Maldivas ;)

Anónimo disse...

este tipo é louco. uma praia q n dá pro surf e fica a 90km???? tá doido!!!!!!

perdida em Faro disse...

Também conheço praias assim...que no meio do que não se espera são só nossas! Encontrar praias desertas ou semi desertas no verão é difícil. Imaginem então no Algarve! Mas eu conheço-as e só as mostro aos dignos protectores de segredos!!eheheh!
Agora a sério. Gostei da crítica e da auto confissão. Também passo bem sem o desporto rei mas vou ver a bola no domingo! Não levo vinho mas super bock fresquinhas. Quero que portugal ganhe mas vai ser giro. Eu nasci e vivi em Angola (Luanda)10 anos...
Já agora, nos países muito pobres e onde há fotografias e filmagens de crianças muito famintas, também as há com elas a jogar e a brincar e a sorrir, enquanto jogam futebol!

perdida em Faro disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Não existem segredos assim. Ninguem os guarda.

Anónimo disse...

Ok já vi...é algures na costa Alentejana, pois eu quero mais pertinho de Lisboa e com água quentinha...mas voltando ao futebol, se agora os meus colegas não falam de outra coisa, imagino durante toda a época futebolistica...vou mesmo hibernar.

Anónimo disse...

Isso não existe. Pertinho de Lisboa com água quentinha...

João Barbosa disse...

agora toda a gente parece ter praias secretas? ODEIO-VOS! Também quero! Detesto o Verão, a menos que esteja na praia e não gosto de muita gente à volta! aaaaaaaaaaaaaarrrrrrrrrrrgghhhhhhhh

Anónimo disse...

João, tu conheces a minha praia.. eheheh

Anónimo disse...

bardamerda!

Anónimo disse...

Eu não diria isso. Hoje diria muiotp pior. Mas depois falamos.

Anónimo disse...

bardamerda ou muito pior, porque já ninguém está a a comentar o texto, mas sim futilidades pequeno-burguesas.

João Barbosa disse...

Pequeno-burgueses? Há quanto tempo não ouvia/via essa expressão!... Atenção malta, temos comunas no blog!...
Contudo concordo contigo, ó resmungão. Não importa se são pequeno ou se são burgueses. O que importa é que o texto é sério e só estamos aqui a comentar praias e frequências de areias.

Ana Fonseca disse...

Eu gosto de futebol e vou ver os jogos que puder e que o trabalho me permitir! E enervo-me e vibro... Já fui mais viciada, mais clubista! Agora já não tanto, mas a selecção é a selecção e gosto de ver! Amanhã vou ver a bola!
Quanto às praias... deserta´, só conheço a minha! ;) Mas na minha zona, na costa alentejana, há praias de sonhos com quase ninguém! Não há melhores praias que as da minha infância, com areais a perder de vista!

perdida em Faro disse...

Não resisto a escrever aqui o seguinte:
"Angola avante, revolução! Pelo poder popular!
Pátria unida, liberdade
Um só povo uma só nação!"
É o refrão de um hino que tive de cantar muitas vezes...(pseudo) comunista mais que isto não há!

João Barbosa disse...

Este post é uma coisa séria! anda toda a gente prá aqui a falar de bola!?