digo e o oposto, constantemente volúvel, às vezes verdade. juro pela minha alma, mais do que vinho amo a água e só me desenseda e lava, a cara, o corpo e a vergonha de ser quem não quero. os sonhos antigos são sonhos e antigos e os novos de esperar, é esta a vida a mim agarrada, se esperança existe.

quinta-feira, junho 15, 2006

O Diabo

Que não se diga mal do Diabo, porque ele aparece logo a correr. Que não se diga mal do Diabo, porque isso fá-lo mais forte. Que nunca se faça a vontade ao Diabo! Que não se diga mal do Diabo, porque é um coitado dum enganado. Um dia vai ver o seu erro e querer voltar atrás. O Diabo vai sofrer e precisar de ajuda. Mais do que ninguém, o Diabo precisa de uma oração e que o amem e lhe estendam a mão para o ajudar.

12 comentários:

Ana Fonseca disse...

Aprendi a ter simpatia pelo Diabo com o Evangelho Segundo Jesus Cristo, de Saramago! Não acredito nem em Deus, nem no Diabo, mas tenho visto que as pessoas adoram quem priva, e não que tenta e seduz! Eu gosto das tentações e das seduções do mundo que nos dão prazeres! Se acreditasse em Deus e no Diabo, era como se fosse no Universo do Sarmago... E teria mais respeito ao Diabo! Parece-me uma figura simpática... e não castiga!

João Barbosa disse...

Afirmo: o Diabo não existe. O Diabo só existe para quem julga que existe e para quem se julga Diabo.

Anónimo disse...

o Diabo está no mal que cada um transporta, significa o mal que uma pessoa é capaz de infligir a outro ou a si mesmo! Há vários exemplos desses diabos...Cruzes canhoto!!!

Anónimo disse...

Que conversa da treta. Lá vêm os evangelhos à conversa e a fé à discussão. Amigo João, não entendi essa da oração ao diabo... Ou se acredita ou não, como é evidente. Orações ao diabo nunca ouvi falar sequer, nem mesmo nas artes de fé mais “proscritas”, pois ao Diabo não se fazem orações mas sim um acto de adoração.
Entendo os outros comentários. Não entendo é o princípio, nunca entendi mesmo. Porque raio Deus é o bem e o Diabo o mal? Porque não o contrário? Porque alguém o escreveu há séculos atrás e continua enraizado numa cultura, numa mentalidade, numa educação de fé? Acho que sim.
Para mim e no conceito de fé que tenho o Diabo é o bem, e Deus o mal mesmo. Como não acredito mesmo é me completamente indiferente. Gosto é de deitar achas na fogueira...

João Barbosa disse...

Não é oração ao Diabo, mas pelo Diabo.
Quanto ao resto, que grande trapalhada de argumentação.

Anónimo disse...

Trapalhada não... É um argumento tão válido como Deus ser o bem e o Diabo o mal. Se quisermos ir por ai...

João Barbosa disse...

Viva o Turco no seu esplendor filosófico! Não há nada como uma turquice para animar a malta. Basta contraditar ou virar as coisas do avesso e já está uma posta de sabedoria pronta a servir. Ah, ganda Turco! Adoro-te!

Anónimo disse...

Eu não me importo que seja uma turquice, nada mesmo. Gostava era de saber porque raio a minha opinião só por ser o contrário é considerada uma turquice.. Não deixa de ser verdade. Faço-te uma pergunta e sim é filosófica; Quem nasceu primeiro o ovo ou a galinha? Vamos lá ver é se não respondes com uma turquice.

João Barbosa disse...

Turco: o inventor da roda quadrada, defensor da sua utilidade e da superioridade face às rodas redondas.

Anónimo disse...

sorry, engano teu. Essa da roda quadrada não fui eu.

Anónimo disse...

Já não estão a falar do Diabo, pois não?

perdida em Faro disse...

Solta o Diabo que há dentro de ti! Já agora, o Diabo, na minha humilde opinião, só é temido porque é mais directo e sincero que os personagens do bem (anjos, santos, deuses e afins). As críticas não se fazem esperar porque o medo é assim mesmo. Leva à crítica e à indignação.
Tenho pena dos que são mal, pouco ou nada entendidos porque isso também conduz à criação de mitos e de personalidades que não correspondem ao real, assim tipo o Diabo?