digo e o oposto, constantemente volúvel, às vezes verdade. juro pela minha alma, mais do que vinho amo a água e só me desenseda e lava, a cara, o corpo e a vergonha de ser quem não quero. os sonhos antigos são sonhos e antigos e os novos de esperar, é esta a vida a mim agarrada, se esperança existe.

quarta-feira, maio 24, 2006

Vinho

Tenho provado vinhos. Ando a conhecer-lhes os encantos. Deixo-me tomar pelos aromas e domar pelos sabores. Sou a mulher e ele o homem. Eu sou a amante possuída e apaixonada, a virgem amantíssiva, fervente de desejo. Gosto da aventura, porque cada golo é um novo pecado. Cada trago é um desafio ao saber certo dos homens da Santa Madre Igreja, e cada descoberta uma blasféfia. E já que se fala de dogma, afirmo bem alto: O vinho não é o sangue do Cristo!
Tenho provado vinhos. Enrolam-se na boca, brincam com a língua, sobem-me ao nariz, escorrem-se-me, embriagam-me quando os deixo à solta. Torno-me arisco e já não deixo qualquer um aproximar-se... como dantes. Têm chegado doces e de pasto, combinações algébricas e inícios da cabala. Gosto dos provar sem querer adivinhar. Só pressentir.
É bonito brincar com Baco e atirar-lhe baguinhos. Correr à frente dele sem o deixar apanhar. É bom fazer amor depois de provar vinho e falar de amor enquanto se prova. Às vezes é bom ficar ébrio e falar alto, derramar alegria sobre a mesa e afirmar disparates entre amigos. Tenho provado vinhos. Ando a conhecer-lhes cada vez mais encantos.

12 comentários:

Ana Fonseca disse...

Sabes, também gosto de vinhos... Mas o que mais gosto neles é a companhia que tenho quando os bebo! Que bom beber vinho em boa companhia... Um brinde, João!

perdida em Faro disse...

Desculpa Ana mas vou revelar ao João o que diz o teu frigorífico. Aqui vai: "Gosto de vinho. Gosto tanto de vinho que às vezes até o deito na comida." Qualquer coisa assim..não é?
Gosto de vinho mas só gosto de beber vinho tinto e de Verão faço uma pausa.
Adoro o quadro que escolheste, penso que é Caravaggio, não?
Obrigada por mais um dia de boa produção literária.

João Barbosa disse...

Deitar vinho na comida é um clássico. É um truque antigo e sábio. Há pratos onde é mesmo obrigatório deitar-se vinho.
Fazer uma pausa de vinho no Verão não me parece boa ideia, pois há vinhos para todas as épocas. É certo que os grandes tintos são pouco recomendáveis com os calores, mas há belíssimos brancos e rosés fantásticos.
O quanto ao quadro é de Velasquez.
Obrigado pelas palavras tão amáveis e pelas revelações... ihihihih

Anónimo disse...

Gosto de bastante de vinho e em particular do tinto, para além de todo o prazer que dá...Um copo de bom vinho ao final do dia faz maravilhas ao corpo e à alma. Isto dito por vários médicos...Destas receitas é que a malta gosta...ehehehe!!!

as velas ardem ate ao fim disse...

Adoro vinho!E tenho te a dizer que percebo sim senhor desse nectar dos Deuses. por vezes vou fazer uns cursitos!temos que falar melhor deste tema.

sa.ra disse...

a inteligência e criatividade dos teus texto é assombrosa!

sobre o conteúdo, cá vai:
o vinho não é o sangue de cristo... o vinho é uma metáfora do sangue de cristo... do sangue de todos nós!:)

o corpo é uma matáfora como tantas outras... gosto do código da estrada - uma metáfora da condução da vida! gosto da embriaguês de baco - uma matáfora da libertação e fruição da vida... através desse líquido-sangue-vinho!

se estás a descobrir-lhe os encantos... desculpa contrariar-te... mas mataforicamante estarás a descobrir o sabor do sangue que nos corre nas veias e nos faz vibrar em êxtase!

(deixo o link de um post, no qual desenvolvi o assunto:http://soukha.blogspot.com/2006/02/mscara.html)

beijinhos
dia muito feliz!

João Barbosa disse...

Obrigado sa.ra pelas palavras vintage que me deixaste... estou sem palavras. vou ler-te já, já

sa.ra disse...

bem... não sei se fará algum sentido para ti...

o vinho é um símbolo-metáfora extraordinário!

o texto que te apontei não lhe é dedicado!

mas integra-o na "máscara" dos nossos rostos ocultados e desocultados!

:)

depois, se quiseres podemos falar melhor sobre isso!

de resto a tua intuição, para apanhar o subtil é espantosa!

coisas de poeta!

beijinhos!

João Barbosa disse...

O vinho é espantoso como metáfora, porque apela a muito da nossa cultura. o vinho é alimento, o vinho é droga, o vinho é prazer, o vinho é convívio, o vinho é laço-contrato, o vinho é provavelmente muitas mais coisas. Penso que o vinho tem uma aura mágica devida à sua complexidade e multifuncionalidade.
Li o teu texto da máscara, mas não o comentei. Acho que percebi o que querias dizer, embora tenha de o ler melhor. Tenho de estabelecer mais elos, perceber mais os simbolismos. Gostei. Tens palavras sábias.
Quantos aos elogios... Não vou comentar, mas agradeço

sa.ra disse...

:)

Ana Fonseca disse...

Queria só esclarecer... O que se lê no meu frigorífico é: "Gosto de cozinhar com vinho... Às vezes até o deito na comida!".
Sa.ra, assino por baixo dos teus elogios ao João Barbosa! Poeta, de facto! Acho que também vou espreitar as tuas palavras!

João Barbosa disse...

isto está bonito, está! Fazem elogios ao menino (e o menino gosta, é claro - espero que não se estrague com os mimos) e andam a espreitar-se uns aos outros ou umas às outras. Viva a felicidade! Gosto de vocês, mocinhas! E gosto dos vossos blogs, onde aprendo modos diferentes de ver e de escrever o mundo. beijinhos à ana e à sa.ra