digo e o oposto, constantemente volúvel, às vezes verdade. juro pela minha alma, mais do que vinho amo a água e só me desenseda e lava, a cara, o corpo e a vergonha de ser quem não quero. os sonhos antigos são sonhos e antigos e os novos de esperar, é esta a vida a mim agarrada, se esperança existe.

sexta-feira, abril 21, 2006

Fumeiro

Apetece-me. Não sei o que faço aqui. Não devia ser Primavera. Dava jeito uma garrafa de tinto não muito velho. Pão, muito pão e acabado de fazer. Amigos, uma meia dúzia deles. Uma faca afiada e uma tábua. Um gato ou dois a rondar a mesa. Um jarro de água. A lareira acesa. Gargalhadas e ciúmes amuados, ternos e quietos dos amigos. Apetece-me um chouriço ou linguiça ou morcela ou paio ou palaio ou salpicão ou presunto ou tudo. Um vinho não muito novo e pão acabado de fazer. Inverno e chuva forte a bater no telhal. Um ou dois gatos a tentar subir para a mesa e um cão atrevido a pedir de comer e a dar a pata. O lume amigo. A conversa solta. Café de cevada. Bolos de pão. Queijos. Fraternidade. Confissões. Falta de pressas. Desconhecimento das horas e do dia da semana seguinte. A chuva forte a bater no telhal. Um gato no colo de alguém. Ir buscar mais uma garrafa de tinto. O gato a saltar para o chão. Enchidos com fartura. Frio na rua. Calor do lume ameno. Gatos a aquecerem-se à lareira. O cão a pedir comida. A conversa sem fim. Silêncios de meditação. Descanso. Anjos a passar. Vislumbre de fantasma. Convívio da mesa e do lume. Ainda Inverno. Chuva forte no telhal. Apetece-me.

7 comentários:

Anónimo disse...

Claro que apetece! Só não apetece com chuva, não podia ser isso tudo numa noite estrelada de verão, a ouvir as cigarras no campo?

João Barbosa disse...

Não achas que ficaria indigesto? E a lareira não estaria a mais?

Anónimo disse...

Não mudava nada, ficava tudo na mesma. Em vez da lareira fazia uma fogueira ao ar livre. Diz lá que não é bom!

João Barbosa disse...

uma fogueira? No verão? Tu és uma beca freak!

Anónimo disse...

Ok esquece a fogueira, o blog é teu...mas não gosto de chuva, prefiro o sol, o calor e o verão...posso?

João Barbosa disse...

faz lá a fogueirita, ó freak... que o blog é de todos e gostos são gostos

Ana Fonseca disse...

Adoro o Verão.. o calor e as coisas frescas! O vinho verde gelado e os petiscos fresquinhos... Os caracois e a cerveja... A pouca roupa nos corpos! Mas este teu cenário apraz-me! Só num cenário desses não me importo do Inverno!