digo e o oposto, constantemente volúvel, às vezes verdade. juro pela minha alma, mais do que vinho amo a água e só me desenseda e lava, a cara, o corpo e a vergonha de ser quem não quero. os sonhos antigos são sonhos e antigos e os novos de esperar, é esta a vida a mim agarrada, se esperança existe.

segunda-feira, outubro 16, 2017

Margem

.
– Permita-me, a pergunta…
.
– …
.
– O senhor quem é?
.
– Está em minha casa e não sabe quem sou?
.
– O que tem dentro que lhe ilumina com escuro.
.
– É uma pergunta ou uma afirmação ou uma constatação?
.
– É uma pergunta.
.
– Não a entendo como tal.
.
– Diga-me, então… Diga-me quem é, por favor.
.
– Quer que lhe responda… quem sou ou o que sou?
.
– Sim… parece estranho, mas é isso. Ser e ser nem sempre são o mesmo verbo.
.
– Quem sou. Sou o dono desta casa.
.
Quem sou. Sou esta casa.
.
– Somos sempre… a soma.
.
– Somos, somos e parecemos.
.
– Isso importa?
.
– Tem dias.
.
– Uma confortável situação financeira não significará felicidade, mas certamente ajuda.
.
– O que é a felicidade?
.
É a liberdade?
.
O que é a liberdade? É ter tudo ou não possuir nada?
.
– Será as duas coisas, em proporções variáveis, conforme quem avalia.
.
– Pouco me importa. Nesta questão, pouco me importam os outros. Em mim, sou absoluto. Até na dor, na solidão, na ánima. Dias e noites são diferentes, em tudo. Absolutamente tudo.
.
– É livre?
.
– Nunca o poderei ser.
.
– Porquê?
.
– Por causa da dor. Tenho dias em que tudo importa. Noutros, nada faz sentido.
.
– A euforia e o túnel.
.
– Não sofro de euforia. Que trabalho mais seria.
.
– Nunca é feliz?
.
– A euforia não é alegria. Como o silêncio não é tristeza.
.
– Não sei se entendo.
.
– Quase toda a gente não entende.
.
Conhece a linguagem das cores?
.
– As cores da agitação, da alegria, do desassossego… é isso?
.
– Não. Isso está entre o místico e o óbvio.
.
– …
.
– Pense numa palavra. Deixe-a abrir e soltar-se. Quando a tiver diante de si, observe-lhe a cor.
.
– Não sei se conseguirei.
.
Aliás, não entendo.
.
Não entendo nem como podem as palavras ter cor nem como podem as palavras ter uma cor universal.
.
– E tem a certeza que a sua matiz – quando olha para uma folha ou para outra coisa qualquer – é igual à dos outros?
.
– Não é?
.
– Creio que não. Convictamente, nem me parece lógico.
.
– A cor é substantivo.
.
– Engana-se! A cor é também adjectivo.
.
– Compreendo…
.
– Se as opiniões – acerca de qualquer coisa – nunca são as mesmas, de pessoa para pessoa, por que haveria a cor ser unânime?
.
– Entendo. Somos mais sensíveis a um tom e não a outro… tenho de admitir que será com tudo o que percepcionamos. Todos os sentidos…
.
– Não apenas os sentidos nem apenas as divergências por situação.
.
Uma casa não é a mesma para si e para mim. Corrijo, uma casa, em concreto, não é igual para si e para mim.
.
– Não faz sentido. Isso não faz. É uma coisa.
.
– Não. Não sabe o que é o tempo?
.
Note… as margens do rio são de circunstância. Nenhum momento se repete completamente.
.
– A água passa ou não volta a passar sob a mesma ponte.
.
– Um pouco mais do que isso. Mesmo que pudesse ou possa, o tempo de passar, a conjugação de todas as coisas não pode ser a mesma.
.
– Todas as regras têm excepção. Haverá, com certeza, uma probabilidade matemática para…
.
– Para nada. O que não se sabe pode existir? Sim ou não. Não sei. Por isso, a probabilidade matemática está fora desta equação.
.
– Compreendo, mas não concordo.
.
– Ouvi dizer que até mesmo não haver regra sem excepção é falso. Ouvi, não sei, que há uma regra matemática que não tem excepção.
.
– Desconheço.
.
Certamente sabe que não se apurou a raiz quadrada de dois. Mas sabe-se que terá de existir.
.
– Estaremos cá para saber essa resolução. Aliás, seremos cá para saber essa resolução.
.
Não são interrogações. São afirmações, exclamações.
.
A humanidade pode extinguir-se antes de tal ser encontrado.
.
– Como os dinossáurios.
.
– Sabemos que existiram, mas especulamos acerca da sua inteligência. Nem se sabe – pelo menos em alguns casos – como se deslocavam. Volta e meia descobrem que há ossos que estavam noutro sítio do esqueleto estavam num outro lugar.
.
– As conversas devem ter um tema. Já viájamos para fora de pé e não me respondeu quem é.
.
– As conversas devem ser de liberdade.
.
Quanto a quem sou… descubra no que lhe disse. Se prestou atenção ao que lhe disse e se tiver memória.
.
– …
.
– …
.
– Talvez não importe.
.
– Sou contradição e diversidade. Sou constantemente inconstante. Sou a casa.
.
– A casa…
.
– A sua casa é diferente da dos outros.
.
– Se a dividir com alguém, não.
.
– Faltou-lhe atenção ou memória… As margens são inconstantes.
.
– Não sei se é friamente racional ou se escaldadamente pueril…
.
– Tenho um medo irracional de louva-a-deus.
.
– …
.
– …
.
– O bicho nem lhe pode fazer mal. Pode esmaga-lo facilmente.
.
– Não lhe disse que é um medo irracional?
.
– Respondeu-me … é irracional.
.
– Não. Sou eu. Às vezes frio e noutras precipitado.
.
– …
.
– Entende?

Sem comentários: