digo e o oposto, constantemente volúvel, às vezes verdade. juro pela minha alma, mais do que vinho amo a água e só me desenseda e lava, a cara, o corpo e a vergonha de ser quem não quero. os sonhos antigos são sonhos e antigos e os novos de esperar, é esta a vida a mim agarrada, se esperança existe.

terça-feira, dezembro 20, 2016

Aforismos

.
Pensei e disse:
.
 – Espaço e contra-espaço.
.
Pensei e percebi que não entendi nem da partida nem do caminho nem da chegada nem da utilidade. Uns sentem e outros pensam, sem garantias de préstimo nem de desvio para repouso.
.
Pensei e disse:
.
– A filosofia e as derivadas da matemática são para as grandes cabeças.
.
Pensei e percebi que não disse nada, porque é redonda e tudo pode ser qualquer coisa e o seu espelho.
.
Pensei e disse:
.
– Tenho dificuldade em distinguir o optimismo da irresponsabilidade.
.
É a minha verdade e dela não me desprendo, como açoitado tal aliviado, há quem acredite e quem me ache tolo.
.
Sou tão estupidamente crédulo, não ingénuo, que garanto o oivido:
.
– Diz-me quem és e dir-te-ei quem és.
.
Pensei e disse:
.
– A vida é um intervalo e a morte é outro.
.
Uma coisa destas só se diz calado ou bêbado. Ninguém vai entender e quem o conseguir perguntará mais e pouco serei capaz.
.
Pensei e disse:
.
– Se a morte, como se fosse.
.
Envergonhado desconheço outro adiantamento, não me satisfaz lugar nem ânimo.
.
Pensei e quase não disse:
.
– Será demasiado insistir em ser prosaico, suar para que o não seja e aguentar ter explicar.
.
Não disse mais nada nestes dias.
.
.
.
Nota 1: a palavra «oivido» foi propositada, não é equívoco.
.
Nota 2: «L' Infermo» foi rodado em 1911, sendo a realização de Giuseppe de Liguoro, Francesco Bertolini e Adolfo Padovan, sendo a fotografia de Emilio Roncarolo.

Sem comentários: