digo e o oposto, constantemente volúvel, às vezes verdade. juro pela minha alma, mais do que vinho amo a água e só me desenseda e lava, a cara, o corpo e a vergonha de ser quem não quero. os sonhos antigos são sonhos e antigos e os novos de esperar, é esta a vida a mim agarrada, se esperança existe.

terça-feira, junho 23, 2015

A diferença entre negrum e negrume

.
Acusaram-me:
.
– Escreveste negrum em vez de negrume.
.
Disse que por mim podia ser qualquer coisa, mas assinalei:
.
– Negrum e negrume são coisas diferentes.
.
– Como assim?!
.
– Negrume é escuridão, mas admite a penumbra e a sombra.
.
– E o negrum?
.
– O negrum é o negro absoluto da alma ou do ânimo ou do espírito dum local ou duma consciência ou de índole.
.
– É o preto?! Como o preto… ausência total de luz…
.
– Não. O preto é quase impossibilidade e o negrum é verdade. Porém, pode dizer-se meta-preto.

Sem comentários: