digo e o oposto, constantemente volúvel, às vezes verdade. juro pela minha alma, mais do que vinho amo a água e só me desenseda e lava, a cara, o corpo e a vergonha de ser quem não quero. os sonhos antigos são sonhos e antigos e os novos de esperar, é esta a vida a mim agarrada, se esperança existe.

segunda-feira, maio 11, 2015

O que é a silepse

.
Se não gramas gramática, usa siléptica. Não sabes de gramática, usa siléptica.
.
Um conselho amigo:
.
– Fixa a  palavra, dar-te-á jeito quando de apontarem asneiras no falar e no escrever.
.
A língua mexe-se e diz asneiras, palavrões.
.
A língua mexe-se e diz asneiras, disparates.
.
A língua mexe-se e diz asneiras, concordâncias silépticas.
.
Siléptica podia ser um país, uma região ou uma cidade. Ainda assim pode dar jeito quando vier à conversa aquela aldeia onde os homens dançam com o braço direito lançado para segurar a mão do par. Uma luz invisível irá iluminar-te diante da audiência, serás como o Grand Larousse.
.
Siléptica podia ser uma doença. Ainda assim pode dar jeito, quando quiseres fugir do local de trabalho. Justifica que te sentes mal, que tens de ir ao médico, porque estás com ataque agudo de siléptica.
.
Se te pedirem pormenores, explicas:
.
–  É uma doença compósita e sintética, conjugando as síndromes de Pinóquio, de Tourette, de Peter Pan e de Estocolmo.

Condensa: é a síndrome de Tourette, mas em oposto, para dentro. Que é a síndrome de Estocolmo, mas em inverso, para fora. Além duma aflitiva e delirante conjugação das síndromes de Pinóquio e de Peter Pan.
.
Se não souberem o que é a síndrome de Tourette, sintetiza:
.
– É não conseguir parar de dizer asneiras. Mas frisa, com um tom grave e dolorido, que nos padecentes de siléptica, os palavrões afectam o íntimo… coração, fígado, mente e até alma, no caso de quem acredita em Deus. Mas contudo, uma pausa é importante.
.
Atenção! Sacode e desvaloriza importância das síndromes de Estocolmo, de Pinóquio e de Peter Pan. Pois, se bem pesadas e somadas, a siléptica revela-se.
.
Se a chefia se mostrar apreensiva, começa a dançar agarrado a ti mesmo e cantando Nat King Cole em espanhol, com o respectivo sotaque.
.
Em caso extremo, joga-te ao chão, rodopia, faz movimentos rápidos e bruscos com braços e pernas, espuma-te e dá traques.
.
Vais sair. Preocupado, o chefe vai mandar chamar um carro com motorista para te levar e não vai assinalar falta ao serviço. Será um carro amarelo que desabrido cantará estridências até que estejas a salvo no hospício.
.
.
.
Nota: Dedicado ao meu amigo silésio, não siléptico, VR.

Sem comentários: