digo e o oposto, constantemente volúvel, às vezes verdade. juro pela minha alma, mais do que vinho amo a água e só me desenseda e lava, a cara, o corpo e a vergonha de ser quem não quero. os sonhos antigos são sonhos e antigos e os novos de esperar, é esta a vida a mim agarrada, se esperança existe.

sábado, setembro 13, 2014

Alexandre Sarrazola lança Neófitos com fotografias de Mafalda Capela e leitura de Teresa Coutinho

.
Os poetas medem-se aos palmos. O Alexandre Sarrazola tem mais de cem de talento e outros tantos de trabalho. Quanto mais escreve, mais acerta. O futuro dirá que lugar vai ocupar nas estantes das bibliotecas e das academias, terá poiso próprio.
.
O Alexandre não é um poeta fácil. O Alexandre não é um poeta difícil. Tem o talento de escrever para se saborearem as palavras, os versos, as estrofes. Não é uma escrita mastigada, é uma escrita para se ter ao pé dos lábios e ler baixinho só para nós. Ler lentamente e ver a velocidade das letras. Tem uma mão que nos entra.
.
A cada leitura há um recanto que se descobre, como nas cidades velhas. A cor? Não a cor, mas os tons. Escuro, não de terror, de medo ou de sinistro. É a cor de Praga e dos escritores que admira. Gosto do escuro, este tem uma dor e esperança, não são feridas esvaindo-se. São gotas que solta, talvez de sacrifício ritual.
.
Ao contrário de mim, que sou repentista, o Alexandre pensa e reflecte, refaz, ajusta. É uma pessoa emotiva e sabe ser frio, consegue distanciar-se o suficiente para usar a faca e amputar o desnecessário.
.
Vou pedir-lhe um poema, que se possa dividir por todos e seja posse de cada um.
.
O novo livro chama-se «Neófitos» e a ele se junta a fotografia de Mafalda Capela. Não a conhecendo nem à obra, sei que o casamento só poderá ser feliz. A leitura é de Teresa Coutinho. A editora é a Averno.

Sem comentários: