digo e o oposto, constantemente volúvel, às vezes verdade. juro pela minha alma, mais do que vinho amo a água e só me desenseda e lava, a cara, o corpo e a vergonha de ser quem não quero. os sonhos antigos são sonhos e antigos e os novos de esperar, é esta a vida a mim agarrada, se esperança existe.

terça-feira, fevereiro 04, 2014

Telefone-revólver

Um dia, pode ser um qualquer, mas dá-me jeito que seja ontem. Das alegrias e couberam os anteontens. Hoje, pela manhã, ou talvez ainda ontem, houve alegrias, pelo menos esperanças.
.
Acreditei e foram morrendo luzes. Nos pensamentos infantis não se morre, ou longe e velhinho, num sítio. Com mais de idade duvidei que existisse além de mim. Não por ego, mas de infantil dúvida:  o que sentimos e compreendemos existe ou é apenas algo que brota de dentro e faz as partes?
.
Com a inerente soberba, ganância de vida e arrogância fiz-me homem. Acreditando em tudo, jurei que quase nada, com inteligência com visão de lince. Vi morrer insignificâncias, cego quanto a mim.
.
E morrendo não entendi que esvaziava-me. Percebendo-me poucochinho. Perdendo e orando a Deus, que é de lógica como de bondade, dizendo vazios.
.
Ainda sem perceber, ofuscado pela luz da infância, acreditei nos amores. Cada um, suas chagas, uma morte e a descoberta de insignificâncias.
.
Infantil, bati-me como se fosse a última luta... ter uma importância. Podia ser pequenina. Podia até ser a insignificância mais insignificante. Mas sou mais insignificante do que alguém.
.
Ah, sim! Os outros existem. Não me apetece que não existam. Sem eles, como posso justificar a dor negra.
.
Não me matam e ressuscito. Implacável como a impotência. Triste numa solidão de chuva. Patético um palhaço viúvo, tigre emocional, incapaz de esquecer.
.
Peço a Deus que me desexista. Não quero viver depois de morto. Nem vivo-morto. Nem ser objecto de tempo.
.
Devia haver uma cicuta que destruísse ou uma estricnina que anulasse, do antes e do depois da carne, do antes e do depois do espírito.
.
Os números dizem tudo na sua frieza. Que pena não terem alma para se arrependerem. Disto tudo quanto sobra?
.
Não percebo de contas e asneio nos afectos. Gostava que Deus me desfizesse. E tanto me faz que fique memória ou sombra.
.
Vida de sonhos tristes. Dias que passam por passar. Dias que se contam até à libertação, duma pena sem cúmulo conhecido.
.
Amigos que foram, que se foram. Amigos que nos esquecemos. Amigos de lábios. Relógios parados e estilhaços-facas de espelho, cinzentos e baços, onde o pó não deixa alcançar o tecto de memórias.
.
Amigos que se mataram. Amigos que mataram-me com tempo e quase duma vez só. Amigos dos sonoros silêncios, surdos de dor.
.
Tivesse agora a coragem que já tive...e não tivesse um que me agarrasse na queda, nem outro que me fez o mesmo. Tivesse agora a coragem que já tive... não fossem as gatas... não fosse o coiso.
.
Tivesse agora a arrogância juvenil e o cinismo dos inexperientes. Se pensasse menos.
.
Mais um na estatística. Não se escapa da estatística. Quando não se está do lado de lá, é porque se está noutro lugar de números.
.
Se... se... se... se... se... se... se...coragem para um salto, esforço para um empurrão uma goela para passar uísqui. Se...
.
Apontar o revólver à têmpora e não marcar qualquer número. Não ligar, ser o super-herói inaudível aos inaudíveis e invisíveis.
.
Só com sonhos de miséria e os mesmos dias de merda com sorrisos.
.
Tenho a certeza. Habito um corpo vivo que está morto, e os olhos contemplam as mortes inalcansáveis.
.
Um suicídio possível, como um parto sem dor. Ainda a dor dos aflitos.

Sem comentários: