digo e o oposto, constantemente volúvel, às vezes verdade. juro pela minha alma, mais do que vinho amo a água e só me desenseda e lava, a cara, o corpo e a vergonha de ser quem não quero. os sonhos antigos são sonhos e antigos e os novos de esperar, é esta a vida a mim agarrada, se esperança existe.

sábado, agosto 29, 2009

Uma tarde inteira

É uma tarde inteira de tempo todo, de tempo vago, de tempo suspenso. É uma tarde de inteira de solidão anestesiada pela luz franca do Verão. Luz curva, que se curva nas horas do dia, de batimento nas janelas e orifícios de claridade nas paredes. Luz que se curva nas horas do dia, que nasce, cresce e envelhece no ano, que renasce a cada ano, todos os anos, como em todas as vidas.
.
É um dia inteiro, esta tarde vaga e de silêncios. Um dia inteiro de solidão para que se possa levitar, ter esperança de voar. Ninguém vê. Ninguém se lembra. Ninguém sente. Só. Solidão no silêncio e deserto da casa.
.
Lembro disso. Era miúdo e o casarão estava quase vazio de gente, só a minha prima velhota. Nos corredores entrava a luz possível, filtrada pelos vidros martelados e esgueirada pelo espaço deixado pelas portadas dos postigos. Brincava a uma espécie de macaca, uma espécie de pé-coxinho, sozinho, já se vê, sobre os ladrilhos com padrões do chão.
.
Era o ar das manhãs prometedoras. Das tardes quentes. Das noites escuras. Era aquele tempo todo, entre a infância e a maioridade imaginada. Tinha tantos sonhos, que sonhava um dia não ter sonho nenhum. E realizou-se o sonho.
.
Restam as tardes como esta. Todos os dias, meses a fio. Nem amores nem desamores. Só na vida, como no sono, como no sonambulismo. Um fantasma com corpo, com pouco para dizer e nada para ouvir. As tardes são longas e a vida curta. Uma tarde inteira de meia vida, de pouca vida. Um dia haverá. Um dia. Um dia.

7 comentários:

flôr de sal disse...

Uma vez fui ver uma exposição ao museu do Chiado sobre surrealismo. Fiquei fascinada com os desenhos feitos "a duas mãos às cegas". A folha dividida ao meio, tu desenhas deste lado, eu desenho deste, depois desdobramos a folha e contemplamos a simetria concêntrica que criámos às apalpadelas. Deviam ser os surrealistas a fazer os testes Rochard.

flôr de sal disse...

ah, esqueci-me de acrescentar, isto tudo porque ao ler o teu texto de hoje me pareceu que ele surgia do outro lado da folha de papel do meu...

João Barbosa disse...

essas obras designam-se de cadáveres esquisitos. também se fizeram em literatura. quando andava na escola fazíamos essa brincadeira; um escrevia uma frase numa linha e deixava uma palavra na seguinte. tapava a sua frase e o outro escrevia uma frase a partir da palavra deixada, e assim por diante.

flôr de sal disse...

lembro-me disso, fazia com o meu colega de carteira, o Zé. Lembro-me que às tantas, era uma história sobre um koala vindo do espaço. Depois ele começou a fumar ganzas e fartou-se. Muito antes disso, nas aulas de português do 11º ano, ele costumava-me dizer (sempre que as aulas eram sobre Garret), "olha, já agora, lembra-me de cortar as unhas dos pés... não, nenhum de nós queria saber sobretudo não de Garrett

João Barbosa disse...

dizia eu para a setôra: arret, arrete, oh Garrett

João Barbosa disse...

e diria que essa das unhas dos pés era um convite desastrado para um estado de maior intimidade. devia tê-lo beijado ;-)

flôr de sal disse...

Nunca me passou pela cabeça beijar o Zé e acho que o Zé também nunca me quis beijar. Ele era sobretudo, já nessa época, um provocador...