digo e o oposto, constantemente volúvel, às vezes verdade. juro pela minha alma, mais do que vinho amo a água e só me desenseda e lava, a cara, o corpo e a vergonha de ser quem não quero. os sonhos antigos são sonhos e antigos e os novos de esperar, é esta a vida a mim agarrada, se esperança existe.

sexta-feira, julho 14, 2006

Tango e fado

Quando ouvi dizer duma ligação entre o fado e o tango achei estapafúrdio. Encolhi os ombros e disse cá pra comigo:
- Eles lá é que são doutores dessas coisas é que devem saber, mas cá pra mim é disparate. O tango e o fado?!... Nã!
Lá fui pensando, pensando, pensando e, pensando pensei nas varinas de canastras à cabeça e nas dançarinas de pés a arrastar pela sala. Tudo gente fina, já se vê! Os peraltas gingões cá do burgo e os pintas de Buenos Aires não devem divergir muito, até devem atinar nos bigodinhos.
No entanto, as guitarras e as violas a trinar não me soavam ao arrastar do bandoneón, nem os gargarejos sentidos dos fadistas me ajuizavam certo com os passos certos das coreografias ridículas dos bailarinos. A teoria da ligação entre o fado e o tango estava a afastar-se, definitivamente, na minha cabeça. Deixei de encolher os ombros para afirmar premptório a inexistência de parentesco dos géneros.
Porém, hoje, ao ver esta fotografia tudo mudou. O alinhado das escadinhas é um bandoneón aberto, os passos arrastados de quem as sobe são os de quem dança, a velocidade de quem as desce é a paixão de quem quer beijar, Alfama é tão popular, que se o tango ali tivesse nascido, ali teria medrado.
Agora que me rendi à teoria dum elo de sangue entre esta canção e esta dança falta-me convidar uma menina para dançar. Não a vou buscar a Buenos Aires, mas, quem sabe, ao meu bairro? Ela é uma alfacinha e eu um manjerico. É Verão em Lisboa!

Nota: Alfacinha, este é o teu presente de aniversário.

4 comentários:

Folha de alface disse...

Obrigada :)

Folha de alface disse...

só te resta mesmo formalizar o convite p dançar, ó manjerico :)

Anónimo disse...

Parabens Alfacinha.... Bom dia de dança caso o manjerico te convide.

perdida em Faro disse...

Parabéns senhora caranguejo. Boadia de aniversário e que conte muitos mais.
Já agora, ouvir Gothan (Than-go)Project e não sentir que há ali um fado cantado, é difícil. Esqueço os dançarinos e o contexto de urbano boémio e cultural (?) de Buenos Aires. Penso em becos de uma cidade qualquer onde se juntam os intrumentos e uma voz para um lamento, num tango ou num fado...
Boas (entre) andanças...