digo e o oposto, constantemente volúvel, às vezes verdade. juro pela minha alma, mais do que vinho amo a água e só me desenseda e lava, a cara, o corpo e a vergonha de ser quem não quero. os sonhos antigos são sonhos e antigos e os novos de esperar, é esta a vida a mim agarrada, se esperança existe.

sábado, julho 01, 2006

Núvens

O céu quando se põe alaranjado anuncia-se quente o tempo para o dia seguinte. Nesses momentos já não me apetece evaporar, porque a temperatura já vai baixando, mas os sonhos prosseguem e vão muito mais adiante e além dos dias seguintes.
Sonho muitas vezes com chuvas e não é por isso que me levanto aflito da cama. Já não tenho sete anos! Se pudesse cruzava o Atlântico sem pressas a cavalo numa nuvem e tocava na Estátua da Liberdade com o dedo mindinho com desprezo. Tocava-lhe só por tocar, como quem não tem mais nada para fazer. Fazia o mesmo com a Torre Eiffel ou as Torres Petronas.
Se pudesse só voava. E quando digo voar, digo voar a cavalo numa nuvem e a sonhar. Sei que a vida não se faz só de sonhos e haveria instantes em que o conforto fofo daquela água vaporizada não me seria suficiente. Algumas vezes voaria num tapete voador. Voaria num tapete persa bordado com fios de seda e ouro. Mas mais das vezes só quereria uma núvem e uma brisa.
Quando a altura se tornasse fastidiosa haveria de tornar cá abaixo e tocar o chão com os dedos para sentir a textura da areia, da água e do sal. Não haveria de fazer mais nada que não sonhar. Isto seria o que faria se pudesse passar a vida a sonhar.

Nota: Este texto é dedicado à Alfacinha, porque ela é de signo Caranguejo (está por estas alturas a fazer anos e este texto serve de presente) e no seu blog disse andar à procura de nuvens.


8 comentários:

Folha de alface disse...

aqui o "vegetal" ficou sem palavras...

perdida em Faro disse...

Quando era pequenina e vinha a portugla passar férias, era ao Algarve para que pudesse estar com os meus avós maternos. O meu avô ensinou-me muitas coisas e entre elas está o olhar o céu em preparação para o amanhã. Sim, o alaranjado e o rosa que o pôr do sol nos deixa é o sinal do calor que vai continuar mas só no dia seguinte pois durante a noite a lua também dá essa informação pelo círculo de luz que a rodeia. Quanto maior o círculo,mais calor...vem aí uma grande lua cheia!
Que saudades dos teus textos...e foram só 3 dias sem eles.

João Barbosa disse...

Alfacinha: ainda bem que ficaste sem palavras... eu ia morrer de susto se visse um vegetal a falar...

Tânia: és uma querida!

Ana Fonseca disse...

E dizem os entendidos que os nativos de Carangueijo são propensos a sonhos e voos, é? Eu também sou Carangueijo! Não sabia dessa característica... Sempre achei que não tinha nada a ver com o meu signo... Vai-se a ver...

Ana Fonseca disse...

Não posso acreditar que escrevi duas vezes Carangueijo, em vez de Caranguejo! Odeio erros! Especialmente os que dou!

João Barbosa disse...

és carangueja? então a menina está a fazer aninhos, certo?!

Ana Fonseca disse...

Certo, dia 10! :)

Anónimo disse...

'Isto seria o que faria se pudesse passar a vida a sonhar' :))) Devias ter livre-trânsito para embarcar em qualquer sonho, a qualquer hora do dia.