digo e o oposto, constantemente volúvel, às vezes verdade. juro pela minha alma, mais do que vinho amo a água e só me desenseda e lava, a cara, o corpo e a vergonha de ser quem não quero. os sonhos antigos são sonhos e antigos e os novos de esperar, é esta a vida a mim agarrada, se esperança existe.

segunda-feira, julho 17, 2006

Dia gordo

O dia custa a passar. As horas arrastam-se. Por momentos há sobressaltos de coragem. A ansiedade acalma-se um pouco, mas a guerra não se vence. O dia continua por passar. O dia leva semanas a passar. O Sol não se põe. O Sol não se põe nas incertezas e as dúvidas são estrelas perenes.
Estou pesado para levar os dias. Estou pesado para os dias me levarem. Não saio donde estou. O Sol não se põe. A espera não passa. A coragem não chega para vencer a incerteza. O medo não esclarece.
Este dia longo é gordo. É gordo, porque todo ele é pesado, redondo, imenso, sôfrego e difícil. A ansiedade não vai e o medo não esclarece. A coragem não pode vencer a incerteza, porque o tempo não passa.
A mentira tem encantos e o riso diverte a vida. Quanto vale o divertimento no tédio dos dias? Queria que o feitiço nunca passasse. Queria que o feitiço fosse real. Queria que a coragem vencesse o medo e que os dias longos se tornassem em dias muito curtos, porque felizes.
Sob este Sol escaldante sonho com estrelas caducas: as dúvidas que fazem voltar a pulsar o coração. Voltei a sonhar num dia gordo. Tenho medo do que fizer. Tenho medo do que não chegar a fazer. Tenho medo das ilusões. Tenho medo de mim. Tenho medo dos dias gordos. Mas, a mentira tem encantos e faz voltar a sonhar.

13 comentários:

Eu* disse...

Oi Joao, gostei muito do seu blog. ainda nao vi os outros, mas tenho pra mim que sao otimos tb.
parabens!
bjs, tenha uma ótima semana!

João Barbosa disse...

muito obrigado :-)

perdida em Faro disse...

"a mentira tem encantos e faz voltar a sonhar" adorei a frase,inspirou-me para um post...depois passa lá pela minha reciclagem ...ah! já assobiei, já cantei e até já sorri hoje! Antes de ler o teu coment.Obrigada.

Anónimo disse...

Cada texto teu é de uma beleza e unicidade, és realmente infotocopiável!

Folha de alface disse...

bem, n sei se é do calor, mas o menino hoje está mt inspirado, pelos posts q li...

Anónimo disse...

O medo é um bandido que espreita sempre por cima do nosso ombro. Temos medo do medo porque ele é imprevisível, astuto e implacável. Porque se esconde e aparece quando menos queremos. Porque mostra as garras sempre que tentamos er mais afoitos na vida, nas decisões. Sem medo, não há aventura, não há surpresa, não há o inesperado, não acontecem os pequenos milagres que nos fazem sorrir todos os dias.

Anónimo disse...

só não mente quem não sente que o mistério não tem fundo

João Barbosa disse...

obrigado a todos. beijinhos e abraços

Ana Fonseca disse...

Todos temos medo, todos temos medos... Deixo uma frase de Sérgio Godinho, porque sei que gostas e diz, como ele sabe, o que eu não conseguiria nunca expressar tão bem: "O cobarde é uma pessoa que foge pra trás/ o herói é uma pessoa que foge prà frente/ em maior ou menor grau/ todos nós fugimos ao/ medo que faz o cobarde/ medo que faz o valente." (in O Baú De Sigmund Freud)
Beijos e abraços

Ana Fonseca disse...

Ah... Esqueci-de de dizer-te: Foge, João... prà frente! :)

João Barbosa disse...

:-) óh Aninhas, que palavras bonitas!

Anónimo disse...

Que texto tão bonito, João! Bolas, tu enches-nos as medidas! :)) (e até me arrepiei com o comentário da Ana Fonseca. Belíssimo! Deixa-me fazer das dela as minhas palavras: foge prá frente :) )

Ana Fonseca disse...

beijinhos!