digo e o oposto, constantemente volúvel, às vezes verdade. juro pela minha alma, mais do que vinho amo a água e só me desenseda e lava, a cara, o corpo e a vergonha de ser quem não quero. os sonhos antigos são sonhos e antigos e os novos de esperar, é esta a vida a mim agarrada, se esperança existe.

terça-feira, novembro 10, 2015

Calar, infinitivo do verbo saber

.
Guarda o silêncio – disse pausadamente.
.
Disse pausadamente:
.
– Guarda o silêncio.
.
Disse pausadamente como se entediado. Mas os mestres da serenidade não se inquietam e digerem sacrifícios e tristezas. Repetiu-me:
.
– Guarda o silêncio.
.
– (…)
.
– O silêncio é uma arma sem estrondo. Desarma porque nos falam do cheio até ao vazio. Ainda que se irritem, o silêncio leva à acalmia e à desistência.
.
– (…)
.
– Quando não souberes, cala. Ficarão na dúvida se sabes, se te devem temer ou ignorar. Estás escondido e refugiado no silêncio.
.
– E se souber?
.
– Silencias. Não deixes que os outros saibam que sabes ou saibam o quanto sabes nem te leiam fraquezas nem forças. Se um dia te inimigarem não saberão. Mas saberás.
.
– E se tiver de ser? Se a voz for maior que o ânimo?
.
– Não tem. Diz o menos possível, fala baixinho e em privado e a pouca gente. Não digas toda a verdade e nem só verdades.
.
– Se não aguentar?...
.
– Diz disparates. Muitos e loucos. Fala muito, como uma máquina moderna. Interrompe e vai mudando de assunto. Fala alto, mas não chegues ao escândalo, o que te porá para sempre de parte, e tu precisas de ficar dentro.
.
– Porquê essa insanidade?
.
– Porque ninguém liga aos tontos, ninguém os ouve ou quer ouvir. Fica escondido na multidão, onde todos te possam ver.
.
– No final, o que ganho com isso?... Guardar o silêncio.
.
– Passo a passo verás. Se tiveres sucesso, tudo o que disseres será lei – nunca contes tudo e efabula, sê humorado e diz do esforço e das pequenas derrotas, sê humano para que te aceitem o modelo. Se fracassares, ninguém te conhecerá a queda ou terás o seu perdão.
.
– (…)
.
– Todos sabem que peixes nadam e muitos sabem que saltam. Há os que voam.
.
.
.
Nota: Se alguém souber da autoria desta imagem, por favor informe-me, para que possa atribuir o nome do autor. 

Sem comentários: