digo e o oposto, constantemente volúvel, às vezes verdade. juro pela minha alma, mais do que vinho amo a água e só me desenseda e lava, a cara, o corpo e a vergonha de ser quem não quero. os sonhos antigos são sonhos e antigos e os novos de esperar, é esta a vida a mim agarrada, se esperança existe.

domingo, junho 07, 2015

Seriamente desconversando – O tocador de flauta

.
Então disse-me:
.
– O que tem de ser feito tem de ser feito.
.
– Como sei?
.
– Sabes. É algo… vem do íntimo… da consciência, como se estivesse predestinado. Como predestinado. Predestinado.
.
– Vem sem esforço, portanto.
.
– Com esforço. O que tem de ser é sempre feito com esforço.
.
– Onde está escrito?
.
– Sabes. É algo… vem do íntimo… da consciência, como se estivesse predestinado. Como predestinado. Predestinado.
.
– Como sei que é isso que devo fazer e como depois sei que fiz?
.
– Sabes. É algo… vem do íntimo… da consciência, Sabes, porque sabes, porque… como se estivesse predestinado.
.
– Como se estivesse predestinado…
.
– Não acredito no destino.
.
– Como que acreditas… predestinado.
.
– Se destinado, nada a fazer. Como predestinado, quase obrigatório fazer. Sem destinação, acreditamos em quê? O que estamos aqui a fazer?
.
– É nessa máquina de roupa em centrifugação que me devo meter… portanto?!
.
– (…)
.
– Porquê?
.
– Porque tens algo a transmitir.
.
– O quê, por exemplo?
.
– Tens de ser tu a responder.
.
– Como se estivesse predestinado.
.
– (…)
.
– E se ninguém vir? Se ninguém notar? Ou se vendo, desprezar?
.
– Fizeste o que tinha de ser feito. E se fizeste o que tinha de ser feito, fizeste bem.
.
– (…)
.
– Posso morrer descansado, na glória ou na infâmia.
.
– Vou comprar um divã e um megafone. Deito-me na varanda e digo. Fico à espera do milagre Hammelin…
.
– (…) Huumm?!
.
– Ou me seguem os ratos ou.
.
– Tu é que sabes.
.
– Não me ponhas esse peso em cima. Só quero ter os bolsos sossegados.
.
– A luz não te interessa?
.
– Só o luzir das moedas.
.
– (…)
.
– O que tem de ser tem de ser. Como que predestinado.
.
.
.

Nota: Divagação especulativa e manipulada baseada numa conversa com o meu amigo Sábio, a quem dedico este textinho, que dentro duns anos me vou qualquer coisa.

Sem comentários: