digo e o oposto, constantemente volúvel, às vezes verdade. juro pela minha alma, mais do que vinho amo a água e só me desenseda e lava, a cara, o corpo e a vergonha de ser quem não quero. os sonhos antigos são sonhos e antigos e os novos de esperar, é esta a vida a mim agarrada, se esperança existe.

sexta-feira, março 27, 2015

Os vinhos de Deus e do Diabo

.
Perguntou-me:
.
– Acreditas no Céu e no Inferno?... No Purgatório…
.
– Gosto do conceito, artisticamente falando.
.
– No Inferno sofre-se…
.
– Se a vida não tiver sido uma seca.
.
– No Paraíso…
.
– Dá-me ideia que tanta serenidade… talvez sejamos felizes num aborrecimento.
.
– O Purgatório…
.
– O Purgatório não será onde vivemos?
.
– E o Limbo…
.
– O Papa antes deste fechou sítio… Um outro tinha-o inaugurado, porque havia um lapso na obra de Deus…
.
– Venenoso!
.
– Seria giro… imagina o Céu, o Inferno e o Purgatório como locais onde podemos ir livremente, entrar, sair…
.
– …
.
– …
.
– Então?!
.
– Estava a pensar… que vinhos se beberiam…
.
– Sim… no Paraíso…
.
– Pinot noir.
.
– No Inferno?
.
– Cabernet sauvignon.
.
– No Purgatório?
.
– Tantas!... Não quero ofender «ninguém».
.
– A touriga franca ficaria?... No Paraíso, porque a sentes divina ou no Inferno por te endiabrar em folia?
.
– Nem num nem noutro sítio…
.
– No Purgatório, portanto?
.
– Não! No Douro.
.
– Hã?!... E a antão vaz?
.
– Essa… pedia a Deus e ao Diabo que a desinventassem.
.
– Imagino as cenas… alegres folias… benditos néctares dos diabos, endiabrados vinhos divinais…
.
– Anjinhos e suas harpas e liras… Demónios e suas guitarras eléctricas a estrilhar…
.
– Ná! Anjinhos a tocar cornisfesto e diabretes a soprar rufete.
.
– Isso não são castas?
.
– São!
.
– Ah!
.
– Tem a ver… eu acho.

Sem comentários: