digo e o oposto, constantemente volúvel, às vezes verdade. juro pela minha alma, mais do que vinho amo a água e só me desenseda e lava, a cara, o corpo e a vergonha de ser quem não quero. os sonhos antigos são sonhos e antigos e os novos de esperar, é esta a vida a mim agarrada, se esperança existe.

quinta-feira, janeiro 22, 2015

Todas as árvores e também o vinho

.
Os anos apagam letras e palavras e nos seus lugares põem outras. Dos lapsos da memória, atraiçoada pela idade antiga ou distraída pela jovem. Os sítios mudam de sítio e as pessoas entram porque outras se tiram.
.
Uma estória só está completa na sua nascente, nem quem a escreveu a dirá sempre do mesmo modo. Depois inventaram a escrita e ainda.
.
No livro:
.
– O Senhor Deus fez brotar da terra toda a espécie de árvores agradáveis à vista e de saborosos frutos para comer; a Árvore da Vida estava no meio do jardim, assim como a Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal.
.
Se não fossem duas árvores, uma dá frutos como a outra, tão próximas que as abelhas as cruzaram. 
.
O livro diz que disse:
.
– E o Senhor Deus deu esta ordem ao homem: «Podes comer do fruto de todas as árvores do jardim, mas não comas o da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal, porque, no dia em que o comeres, certamente morrerás».
.
Se for a mesma que a Árvore da Vida? Quem contou e os que foram contando e o que escreveu, quantas vezes não se empolgaram e do ribeiro fizeram rio?
.
Comeram e viram-se nus e de vergonhas se tomaram, escondendo as partes pudendas com folhas de figueira.
.
Não terá sido com uma pouco calórica maçã que a Serpente desafiou. Seria figo, o fruto da árvore proibida…
.
Do que o tempo erodiu se criou o lugar para outras palavras e conhecimentos. O saber anterior feneceu. Digo, porque não era uma árvore.
.
A Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal era uma trepadeira. Por lenhosa, cuidaram que fosse de largo tronco vertical.
.
Uma videira, tenho a certeza! A certeza dos insábios.
.
Ou se fosse uveira abraçando a figueira... Vejam-se as folhas duma e doutra – quase insolentemente – e a doçura das frutas.
.
Se fosse uma parreira, entrelaçada no tronco forte, podia ser que existisse a Árvore da Vida, a figueira. A outra, a da sabedoria.
.
As primeiras adolescências foram como hoje, de desobediência e transgressão.
.
Com o conhecimento, Adão e Eva colheram uvas e com elas fizeram vinho, que também se chamou sangue.
.
Da alegria do vinho nasceu o desejo e despiram-se de folhas para a primordial cópula.
.
Só a idade junta experiência e diz certo e errado, culpa e punição, e penitência, castigo com que os anos maltratam a libido.
.
Nasceram filhos e filhos e filhos dos filhos e filhos dos filhos dos filhos.
.
Por culpa de declamadores por milénios, a verdade retorceu-se. Deus deu-nos o prazer e todas as árvores e também o vinho.
.


Sem comentários: