digo e o oposto, constantemente volúvel, às vezes verdade. juro pela minha alma, mais do que vinho amo a água e só me desenseda e lava, a cara, o corpo e a vergonha de ser quem não quero. os sonhos antigos são sonhos e antigos e os novos de esperar, é esta a vida a mim agarrada, se esperança existe.

quarta-feira, julho 02, 2014

Teatro

Pancadas de Molière.
.
Panos abertos.
.
.
.
Primeiro acto – Quietar a Terra.
.
.
Ficar é ir à velocidade da Terra. Ainda que queira ontem. Na cabeça a terrível melancolia dos dias e das vigílias.
.
Pensar em ir é vislumbrar uma vertigem – diria vértico para inventar mais uma palavra, mas nem isso contentaria por dez minutos.
.
Nem com vela latina se pode contrariar o movimento perpétuo (?) ou tampouco parar para pensar no mundo com a cabeça quieta.
.
Assim como desdizer, por mais baixo o tom ou maior a distância, os dardos dos lábios voam quase à velocidade de Deus.
.
E Deus perdoa? Perdoa. Não sei é se o ferido perdoa ou esquece. Quendera noutra latitude, onde o frio seca e quebra os pensamentos ou onde o calor os derrete e dilui.
.
Morrer não basta. Não basta porque a vida depois da vida.
.
Desexistir é muito melhor do que o regresso ao ventre materno e aos momentos da sublime inocência.
.
Tenho alguns ciúmes da sombra, mas não sei explicar porquê nem quero pensar muito nisso, pois poderia ser ainda mais doloroso. Veio-me, de repente, ao pensamento...
.
Tantos os anos de dores e sem me habituar. Tantos anos de dor que não sei doutra forma que não.
.
Podia agora escrever frases de banalidades, com facas e coração.
.
Trocar o coração pelo fígado é igual.
.
.
.
Segundo acto – O alívio breve e falso da autocomiseração.
.
.
Pensamento paralelo: Na impossibilidade de voar para recuar o tempo que perca a vergonha e abrace as árvores da cidade e as fruteiras.
.
Voltar à escola e escrever uma redacção que dificilmente deixará de ser ridícula.
.
Preencher o verso abaixo com o tema «prometer para não cumprir».
.
.
Preencher o verso abaixo com o tema «alegria».
.
Ah! Alegria! Laranjas e cerejas, azeitonas e amêndoas... Ah! A beleza dos dias grandes.
.
Coisa pateticamente falsa e estupidamente medíocre. Aposto que muitos professores adorariam e até pediriam ao adolescente que fosse ao estrado ler para a turma toda.
.
O facto de não ser genial – a escrever ou a desenhar – não me torna medíocre. O que me torna medíocre é a preguiça e a teimosia de menino mimado.
.
Pode ser-se medíocre por saber além do pedido e querer fazer outra coisa, porque a coisa que mandam fazer é descaradamente medíocre.
.
Não compensa. Ainda que o secreto – verbalizado ou pensado elogio – reconhecimento da vantagem do trabalho pelo professor obrigado a promover a mediocridade.
.
Sim, fui sempre um menino pequenino, elogiado por todos e que nunca passou de medíocre, por fazer o que quis.
.
Fiz sempre o que quis, porque fui – sou – um menino. Ainda hoje ingénuo e mimado, crente que podemos ser todos amigos, que posso gostar de toda a gente e toda a gente gostar de mim.
.
Isto aos quarenta e quatro anos é péssimo. Isto não é ser-se medíocre, é ser-se estúpido – o que é igual ao ser-se inteligente.
.
Só a mediocridade compensa e publicam-se e mostram-se mediocridades que não servem para nada e que a rotação da Terra há-de enterrar no esquecimento. O tempo é cruel.
.
Não digo que não tenha valor. Digo que sou medriocramente medíocre, o que é trágico aos quarenta e quatro anos e se começa a pensar na vida
.
Agora, já com uma pirosa lágrima a querer saltar – sim, até sou piroso, carente como um menino birrento. Nesta fase ganho, finalmente, o direito à mediocridade porque alimentará suspiro a alguém , não por demérito, que é o mérito da mediocridade, mas por longos esforços para o conseguir – um prémio de carreira.
.
Nesta fase pede-se um beijo e uma musa sorri e beija. Subo a um palco invisível e comovido aceito a verdade que pode ser-se medíocre, mesmo lutando contra a mediocridade que foi, ao longo da vida, pedida.
.
Coisa pateticamente falsa e estupidamente medíocre.
.
Não existe uma mediocridade, mas oceanos e talvez galáxias dessa ridicularia ilusória.
.
Ainda assim alguém leva a sério e se preocupa ou aplaude.
.
.
.
Terceiro acto – a palavra merda dita muitas vezes.
.
.
Mediocridadamente despejo-me um balde de merda. Pronto! Já disse! Merda! Merda! Merda! E mais merda!
.
Merda!
.
Não aliviou.
.
Fico parado a pensar como dizer merda sem ser com as letras que a formam e postas da mesma forma. Não é cansaço, porque sou preguiçoso. Talento? O talento por trabalhar é injusta preguiça, mediocridade.
.
Aos quarenta e quatro anos faço um balanço da vida. A primeira vez que me senti velho e incomodado foi aos vinte e cinco anos, passou aos vinte e seis. A segunda vez foi quando um miúdo de vinte e poucos anos me perguntou:
.
– O senhor tem lume?
.
Tinha vinte e oito anos e doeu-me.
.
Agora, aos quarenta e quatro anos, a apenas seis meses para me livrar de vez da hipótese de incorporação nas Forças Armadas, mesmo com guerra, e tenho metade dos dias expectáveis, penso no que já fiz, sem saber o que possa fazer.
.
.
.
Quarto acto: A inocência.
.
.
Quis estudar pintura e a revolta adolescente contra a ditadura da matemática, da física e da química fizeram-me desviar do destino desejado. Gastei dois anos da minha vida a bater com os cornos em três disciplinas inúteis para o meu futuro.
.
Disse o meu pai sábio:
.
– Antes perder dois anos do que a vida toda!...
.
Por que hão-de as artes ter essas ciências e as letras dispensarem-nas? Porque um conjunto de medíocres não pensou na merda tirânica que estava a estabelecer.
.
Por que ensinam Os Lusíadas aos putos? Não precisam? Por que não fonética, seria mais útil – e saberão de fonética, os professores?
.
Mudei para letras, onde estive bem e descansado como um ilibado de julgamento. Uma vez mais o talento premiou, mas o desinteresse na mediocridade do estabelecido me valeu avaliações medíocres.
.
Mas repito o reconhecimento de que fugir a uma mediocridade não implica que não se caia noutra.
.
Quis estudar história e concluí. Quis ser jornalista e sou, há vinte e quatro anos menos um.
.
Depois a vida. O que começou prometedor estatelou-se como um gordo caído dum décimo andar. Mereço? Disse que sou um menino mimado. Serei ridículo e medíocre e vejo tanta mediocridade e ignorância.
.
Uso as desculpas do costume, a de todos os falhados: estou velho, querem sangue novo, não premeiam a experiência, querem é gente baratinha e obediente, os miúdos saem das faculdades sem saber nada...
.
O caralho! Sempre foi assim. É igual às actrizes que só o foram por serem jovens e bonitas. Hoje, queixam-se com inveja por os papéis irem para gaiatas... e o talento? E a sementeira das acções? A desculpa da injustiça é argumento medíocre, ridículo e estúpido.
.
O tempo é cruel para quem não sabe envelhecer e não vê que os vinte anos não roubam trabalho aos sessenta anos... o talento, mas também mediocridade.
.
Apetece-me tanto destilar a angústia no veneno e citar nomes...
.
.
.
Quinto acto – O direito à comiseração.
.
.
Posso chorar, tenho esse direito – vá, comovam-se, que preciso do vosso sentimento, seja qual for será elogio.
.
Comovam-se e tenham pena da mim, que estou tão franco e nu que os amigos dirão para não publicar este texto que começou uma coisa, passou a outra e não é nem poesia nem prosa nem prosa poética nem epístola nem memória futura de despedida da vida corpórea.
.
Lamento, perdi o amigo que me aturava e não tenho o dinheiro para pagar a psicanálise.
.
Tivesse eu coragem e diria ao meu pai, de noventa anos, uma confissão cruel:
.
 – Pai, obrigado por compreender que mais vale perderem-se dois anos de estudo inútil do que a vida toda... mas perdi a vida toda a fazer o que talvez não merecesse, tanto para o bem como para o mal.
.
Luser – não quero estrangeirismos escritos em estrangeiro. Luser! Luser! Luser!
.
Agora vou mostrar a quem visita ou tropeça no endereço o que escrevi, que é como quem diz o estado do ânimo que, desta vez, é real – coisa raríssima.
.
Se quiser posso apagar, anular as palavras, pôr o texto publicado no momento antes da escrita, ao contrário da vida.
.
Ainda assim, quem tem jeitinho conseguirá ler o apagado.
.
A solução é mesmo desexistir e todos estes textos, mais de dois mil, seriam de pai incógnito.
.
.
.
Baixam-se as cortinas e vou chorar para o camarim, a almofada.
.

Sem comentários: