digo e o oposto, constantemente volúvel, às vezes verdade. juro pela minha alma, mais do que vinho amo a água e só me desenseda e lava, a cara, o corpo e a vergonha de ser quem não quero. os sonhos antigos são sonhos e antigos e os novos de esperar, é esta a vida a mim agarrada, se esperança existe.

quinta-feira, julho 03, 2014

Quinhentos metros crawl


Não vejo nada e continuo a nadar.
.
– À vontade, para terminar a aula – crawl.
.
– Hoje é à vontade – crawl.
.
– João! João! Pára! Não nades apenas crawl.
.
– Não é à vontade?
.
– É... nada lá crawl.
.
Crawl... não conto braçadas nem respirações nem piscinas nem metros – meço pelo avanço que tenho sobre os outros. Uma de avanço, duas de avanço, três de avanço... conforme a metragem imposta.
.
– Hoje vamos começar com bruços. João, não quero ouvir uma palavra.
.
– Bruços não...
.
– Não gostas do que toda a gente gosta e gostas de crawl que é mais difícil e ninguém gosta.
.
Olho à volta – rostos, olhos, bocas confirmam.
.
– Acabou a aula, podem fazer duas piscinas à vontade. João, já sei que é crawl.
.
Nunca gostei de nadar bruços e até tive um professor que foi campeão e recordista nacional e que apesar de entradote ainda deu luta a federados – fiz de carro-vassoura. O homem insistia para que nadasse na forma clássica: abre os braços e fecha as pernas, fecha os braços e abre as pernas. Tão dotado para sincronismos, após três momentos certos e já abria pernas e braços ao mesmo tempo e fechava em sintonia. Não nasci para sapo e sempre me senti uma rã disfuncional quando tive de nadar bruços.
.
– Tens a mania que és o Yokochi...
.
– Não consigo.
.
Nas muitas vezes que regressei à natação já ensinaram os bruços «à Yokochi».
.
Ainda assim, nadar bruços é um castigo, desajeito-me e sou tão lento... uma rã disléxica em que a frente desacerta a traseira e a esquerda engana a direita.
.
Um dia, um instrutor sádico iniciou o ensino do estilo mariposa. Uma violência. Não tinha caparro para ser bom naquilo, mas espantei-o por ter aprendido na perfeição na terceira ou quarta piscina.
.
– Nunca vi ninguém assim...
.
– Assim como?
.
– Que aprendesse a nadar mariposa na primeira aula – e a nadar bem.
.
Mariposa? Rezava pela aproximação do topo e fingia-me um hydrofoil para me entreter a mente durante a brutalidade.
.
Uns anos depois mandaram-me nadar a mariposa. Fiz duas piscinas, voltei a meter para dentro os pulmões e pus-me a nadar crawl para descansar e descomprimir.
.
No nadar de costas fui sempre o melhor. Mas duvido que fosse um pouco melhor que bom se me confrontasse com outros, que não das minhas turmas – turmas, porque foram tantas as desistências e tantos os regressos.
.
Se pensar... talvez tenha um terço da vida dentro de água. Os elogios afastaram-me sempre. Talvez com medo de falhar, nunca quis competir – bem me pressionaram. Um dia o bem-intencionado instrutor disse-me:
.
– Tenho muitas esperanças em ti para as provas da INATEL.
.
– Provas da INATEL?
.
– Sim, nas outras já não tens hipóteses, com a tua idade e com as vezes que paraste...
.
Nunca mais lá meti os pés. Era o que faltava ter mais um a querer levar-me às corridas.
.
Depois passou de todo a idade e nunca mais nenhum treinador me sugeriu ir a provas.
.
Mas no crawl... na última vez que piscinei, o maior adversário era um tipo magrinho e má-onda – nadava que se desunhava e era perneta. Tenho feito tudo para enganar o ego... um perneta quase a bater-me no crawl. A verdade é que o tipo fazia aquilo há anos e anos e anos. Constou-me que era paralímpico, o certo é que ia todos os dias e ficava pelo menos o tempo de três sessões e pagava uma pista só para ele. Um dia, não sei porquê, ficou no meu corredor. O tipo era uma besta e quase que ia andando ao estalo.
.
Em ritmo de passeio, porque embora possa parecer bazófias sei bem que não sou o super-homem, fazia dois mil e cem metros e quarenta minutos. Os outros cinco eram para o aquecimento e adaptação à temperatura da água.
.
– Façam duas piscinas à vontade.
.
– João, não estás farto de nadar crawl? Não te fartas? Não estás cansado? Pára um bocado...
.
– Profe, canso-me mais parado do que a nadar (crawl).
.
Os exercícios de membros também eram engraçados. Nunca dei hipóteses. Havia até quem brincasse e dissesse que eu tinha um motor fora-de-bordo.
.
E o sepide (speed) do treino com barbatanas? Todos a gozarem...
.
– Profe, não dês ao João. Já viste o tamanho dos pés dele? Não precisa de barbatanas.
.
Rebentei três pares.
.
– Nunca vi nada assim...
.
Que posso fazer se tenho força nas pernas e pés grandes?
.
Tive um profe que quando chegava à piscina para ministrar o treino e eu já nadava (crawl) não me dizia nada. Muitas vezes a sessão terminava e só percebia que tinha acabado quando via outras pessoas a nadar e que não faziam parte do meu grupo.
.
– Nunca te cansas de nadar crawl?
.
Tantas vezes ouvi. Não, não me cansei de nadar crawl e juro que até descansava.
.
O único desporto em que tive talento foi uma contínua desistência. Desporto? Crawl.
.
Desisti por culpa de quem? Minha, claro, que sempre fui pouco dado a relações, compromissos e pressões.
.
Não lamento nunca ter ido a corridas. Nadar bem crawl sempre deu satisfação bastante.
.
A única vez que estive numa aflição – piscina vazia, ao ar livre, sem aquecimento e professor momentaneamente distraído – estava a nadar bruços. Cãibras tenebrosas do princípio da coxa até meio do pé – na esquerda e na direita ao mesmo tempo. Quem disse que eu sabia nadar só com braços? Quem disse que eu naquela aflição conseguia nadar só com braços. Bem ou mal safei-me.
.
Piscina vazia porque treinava à parte e com um treinador exclusivo – ao ar livre e sem aquecimento, porque era o espaço do clube para os treinos do Verão, só que era Março e o local habitual fechara momentaneamente para obras.
.
Patati patata corridas e medalhas e de crawl dali para fora.
.
Um dia e crawl outra vez lá pra dentro.
.
.
.
Nota: O meu pai, o meu tio António e o meu mano também nasceram para nadar.

Sem comentários: