digo e o oposto, constantemente volúvel, às vezes verdade. juro pela minha alma, mais do que vinho amo a água e só me desenseda e lava, a cara, o corpo e a vergonha de ser quem não quero. os sonhos antigos são sonhos e antigos e os novos de esperar, é esta a vida a mim agarrada, se esperança existe.

segunda-feira, agosto 12, 2013

Mantra – Manifesto de protesto contra Portugal, o mundo e a espécie humana, em verso branco banal e indignado

Om. Om. Om.Oooooooom.
.
Acho que este não é o mantra.
.
Hokus pokus, abracadabra!
.
Esta não é a magia.
.
Viva o comunismo!
.
Não é a ideologia.
.
Com a verdade não vi.
.
Na poeira, na cinza e no escuro também não.
.
Nem as águas do Ganges nem as do Jordão.
.
Em Cristo encontro a lógica, falta-me a fé.
.
De que serve a luz aos olhos fechados.
.
Dias felizes houve alguns.
.
Afectos, amigos, amores.
.
Apaixonei-me e sofri sem contas.
.
Já perdi amores e chorei cem rosários.
.
Acredito na vida eterna e quero a morte.
.
O vinho não acalma e droga não apeteceu.
.
Não gosto de ler, gosto de livros.
.
Quase não oiço música e não vou ao cinema.
.
A comida, porque tem de ser. Ter de ser também cansa.
.
Deixo o que tenho para fazer, como se abandonasse a vida.
.
Não quero saber nem pensar no que vão pensar por pensar assim.
.
Pela manhã penso na vida.
.
À tarde desisto de pensar.
.
Penso à noite que não quero voltar a pensar na vida.
.
Durmo numa loucura mal dormida, quando o pensamento se chama sonho e o sonho é um pesadelo.
.
É de manhã quando penso na vida.
.
Porque de manhã há uma ideia vaga de esperança.
.
Um dia e outro e outro e outro e sempre outro e outro.
.
Daqui a nada é Natal e ainda não fui à praia.
.
No ano passado não fui à praia.
.
No ano anterior também não.
.
Gosto tanto de praia, mais do que teatro.
.
Não vou nem a uma nem ao outro.
.
Não tenho dinheiro e sem dinheiro custa-me sair de casa.
.
O que vão pensar se virem o meu extracto bancário?
.
Em que devo gastar os cinco euros que me restam.
.
Quase não nada para vestir e bem me fazia comprar qualquer coisa, mas não gosto de fazer compras.
.
Não tenho dinheiro.
.
Andar a pé faz bem.
.
Não me apetece.
.
Faz bem.
.
Não quero ir a nenhum lado.
.
Faz bem.
.
Mas não quero.
.
Exercício físico.
.
Não posso comer isso. Não posso beber tanto. Pago a renda. Pago o IVA. Pago a Segurança Social. Pago os remédios e pago ao médico.
.
Os papás dão dinheiro.
.
Não chega.
.
Sou menino dos papás.
.
As primas emprestam.
.
Não sei como nem quando pagar.
.
Vou a casa dos pais, não quero.
.
Tenho merdices para resolver.
.
Deixo pra depois.
.
Não quero.
.
Dizem-me: Não deixes tudo para o fim...
.
Não quero saber.
.
Trabalho.
.
Pagam pouco.
.
Um pirolito no Tejo?
.
Está despoluído, não serve.
.
Tomar comprimidos, não porque são remédio.
.
Pistola não tenho.
.
As pontes não servem, tinha de ir de carro e o carro está sem ar condicionado e já bebi uma cerveja, pelo que se a polícia me apanha ainda me tira a carta e tenho de pagar uma multa ou dormir na esquadra para amanhã ser levado a um juiz.
.
Cortar os pulsos ia sujar o chão e alguém teria de limpar. Não quero dar trabalho.
.
Morrer é uma fatalidade. Morrer é um aborrecimento.
.
Morrer deixa saudades. Morrer leva saudades.
.
Morrer é uma banalidade.
.
Mesmo quando escolhemos morrer somos banais.
.
Tanta gente se matou e o fez de tantas formas.
.
O suicídio é uma banalidade.
.
Morrer é a banalidade seguinte à vida, que seguiu a banalidade de nascer.
.
Reencarnar é outra banalidade.
.
A banalidade é um tédio.
.
É impressionante constatar na quantidade de gente que se sente especial. Já pra não falar dos que se julgam fenomenal ou fantástico ou simpática ou divinal ou com bom gosto.
.
O Inferno deve ser um sítio bestial. Uma surpresa, ainda que banal, para a multidão de gente banal que se pensa especial.
.
Ao pé de mim há uma casa que vende frangos para fora. São uma porcaria.
.
Será que alguém já o disse aos donos da frangaria?
.
Sei é que as pessoas lá vão.
.
Isto é abaixo de medíocre.
.
Outro exemplo: na minha rua há uma tasca pestilenta. Nem vinte barrelas tirariam o cheiro nauseabundo a pescada frita daquele antro. Esse e outros cheiros. Estão todos misturados.
.
Está sempre cheia, a casa.
.
É alarmante para quem ainda possa ter alguma consideração pela espécie humana.
.
Ah! É popular. É para gente pobre, dirão alguns, entre a bonomia e o snobismo.
.
Então, os pobres e os encalhados têm de comer mal e malcheiroso, com falta de higiene?
.
A inspecção não vê? Pra quê?
.
Tem clientela, a imundice.
.
Nada pior do que gostar do mau. Até isso é banal.
.
Nasci pra ser rico. Os outros também.
.
Querer ser-se rico é tão banal que até os ricos o querem ser.
.
Chateia-me a minha existência banal.
.
Tendo em vista a situação económica, diria que sobreviver nestas condições é extraordinário.
.
Não é. É banal. O país e o mundo estão cheios de pobres, miseráveis e inimputáveis que vivem com bastante menos do que eu.
.
A culpa é dos políticos. Só lá estão pra se encherem.
.
Encherem de quê? De insultos. Pobres as senhoras, suas mães.
.
Ganham muito? Não ganham.
.
Fazem pouco e mesmo assim ganham pouco.
.
Estão lá é pra fazer pela vidinha deles.
.
Pois estão. Como todos fazemos pelas nossas.
.
Não digo que todos fizéssemos como alguns fazem aquilo que muitos acusam de fazerem.
.
Todos fazemos pela vida. E quantos chulos, oportunistas, corruptos, corruptores anónimos andam por aí? Quantos filhos-da-puta há fora da política? Já não contando com os que querem entrar e nos que já saíram.
.
Não sei se o país merece o povo que tem ou se o povo tem o país que merece.
.
Temos o país que temos. Temos o povo que temos. Temos os políticos que merecemos.
.
Os políticos são todos iguais!
.
Não são. Há os do tacho que mal disfarçam e os do tacho com olhos meiguinhos. Há os que querem o tacho e de vez em quando se afiambram a um cargo. Há os democratas de ideologia que não o é nem pode ser. Há os bem-pensantes preocupados com o povo, mas que mal disfarçam a impressão que lhes faz quem não sabe comer de faca e garfo, não tem cultura nem provou trufas, caviar e Champanhe Cristal.
.
Há os fascistas, os nostálgicos, os tacanhos, os matarruanos e mais uns tantos, que se dividem em filhos-da-puta e pobres de espírito.
.
É o que temos. Há que encolher os braços e aceitar as coisas com a normalidade que a democracia exige.
.
Há que aceitar com normalidade a banalidade.
.
Este país, que todos os portugueses dizem ser fantástico numa série de coisas, que não devem passar de cinco, aplaude a alarvidade dum pseudo-humorista que só diz caralhadas e bate palmas a qualquer merdice que lhe ponham à frente, num palco, numa televisão ou numa rádio, desde que seja de graça. Porém, às vezes também paga para ser encornado.
.
Este país, coisa que mais ou menos sempre fez, aplaude medíocres e deixou morrer à fome o Camões, o Pessoa ou o Pacheco.
.
Este país não lê nem jornais nem livros. Eu também não. Sou tão medíocre e banal como qualquer um, o que me chateia.
.
Não se pensa, mas diz-se o que se pensa. Pensa-se mal. Diz-se mal. Fala-se mal. Escreve-se mal.
.
A culpa é dos professores. Se a culpa fosse dos professores eles não escreveriam mal nem diriam mal nem pensariam mal.
.
A mediocridade, a merda do banal, é transversal.
.
Interviram. A gente fazemos. Melhor não é mais bem. O conjunto dos portugueses não pensam. Porque é o mesmo que por que.
.
Merda! Merda mais aos rodapés das notícias da televisão!
.
Os professores não sabem ensinar. Os jornalistas e tradutores não sabem escrever. Os paizinhos querem é boas notas. Os governos gostam de números bonitos nas estatísticas.
.
E o dicionário da academia que se esqueceu de palavras camonianas... e um jogo de língua portuguesa, editado por reputada editora especializada, que tem erros de português. Tão medíocre como quem ouvê os acordeões na têvê.
.
Tão banal como se ser assaltado na Zona J de Chelas, por mitras de boné de beisebol voltados para trás e calças a caírem pelo cu e a mostrarem o rego.
.
Essas, a da língua portuguesa e a dos meliantes, não fazem a vida.
.
Explicam-na. Entre a elite bronca e a populaça bimba só pode haver um intermédio medíocre. Banal.
.
E a vida? Pá, que se lixe. É tudo normal!
.
Há as excepções, aqueles que protestam na rua, em manifestos, na internet, em blogues, no Facebook... que se ornamentam com ilustrações dum assassino, que se hoje descesse à Terra se iria arrepiar com o culto da personalidade que lhe prestam e com o uso comercial do seu nome e imagem; que usam ténis de marcas que exploram os trabalhadores; que se vestem com roupas fabricadas por operários mal pagos; que usam ferramentas da modernidade desenvolvidas pelo capitalismo; que se deslocam de avião, porque hoje é barato, porque alguns capitalistas perceberam que podiam ganhar muito dinheiro a transportar pessoas a custos reduzidos, às custas duma série de gente, directa ou indirectamente. Esses que protestam, alguns de forma quase profissional – que tantas vezes usam uma (banal) máscara sinistra de sorriso sinistro dum branco sinistro realçado pelo preto sinistro, produzidas num modo sinistramente capitalista num país sinistramente comunista – são solução para alguma coisa?
.
Querer que tudo mude é crer que nada ficará igual. Querer que tudo mude acaba ficando tudo igual.
.
Os portugueses não lêem jornais. Porque dá trabalho e sai caro. Não pagam para ler na internet, porque há-de haver sempre um meio de saber as coisas de borla, mesmo que não seja bem assim.
.
Eu também. Tão medíocre e banal como o gajo da tasca que cheira mal.
.
Os portugueses só sabem o que ouvêem na televisão. Os portugueses só prestam atenção à televisão.
.
A televisão mostra-lhes o que querem ver.
.
Devia ser diferente? Educar o povo? Com que direito?
.
Bardamerda mais aos purismos bacocos de virgens impolutas (até a expressão é banal). Porque o importante é ter audiências, fazer subir o investimento publicitário e dar maior rendimento ao accionista. Melhores salários nem despedindo os inevitáveis, o que sempre garante mais uns cobres; e cinco podem fazer a vez de vinte, e se lhes amarrarem uma vassoura à cintura ainda varrem as instalações quando se deslocam ou abanam na cadeira.
.
Querer ganhar dinheiro é banal. Ganhar dinheiro até é banal. Ganhar muito dinheiro é que não é banal. Vender a alma por meia dúzia de trocos é banal. Negá-lo é estupidez.
.
Perguntarão: tens inveja dos que têm emprego?
.
Tenho pena de não ter emprego. Querer ter um emprego é banal. Desenrascar-se sozinho é banal.
.
Dirão: mas tu não tinhas um texto para escrever, daqueles que dão a vida a ganhar?
.
Primeiro: só tenho vida para perder.
.
Segundo: como não tenho patrão, só assim posso fazer greve.
.
Terceiro: Não me apetece.
.
E quarto: Já experimentei outros mantras, mas nenhum resultou.

Sem comentários: