digo e o oposto, constantemente volúvel, às vezes verdade. juro pela minha alma, mais do que vinho amo a água e só me desenseda e lava, a cara, o corpo e a vergonha de ser quem não quero. os sonhos antigos são sonhos e antigos e os novos de esperar, é esta a vida a mim agarrada, se esperança existe.

segunda-feira, novembro 27, 2006

Avis rara

O problema das aves raras é a sua raridade. Procurei e encontrei mais mulheres do que aves. Descobri panteras, cães, florestas húmidas, rios caudalosos, pinturas bonitinhas que me apertaram o estômago de desgosto, disparates diversos e até aves domésticas ou vagamente selvagens.
A poesia não se encontra só por se procurar, mas só a tem quem sabe nela tropeçar na rua, no campo ou no espaço. A sensibilidade toda não vive se não derem por ela e a alimentarem; e a métrica e a rima, acertadas ou desajustadas, tanto fazem se não forem lavradas. Um número é enamorável se assim se quiser, tal como o sólido e a projecção geométrica, mas nada se pode contra a cegueira.
Queria ter outros olhos e umas mãos finas para saber colher da vida os rios que a atravessam. Não tenho mapa nem ideia para onde possa ir. Tampouco sei para onde quero ir. Todos dizem só quererem ser felizes, mas não sei o que é a felicidade para a desejar.
Por tudo isto comecei, agora, por querer coisas vagamente simples, mas ambiciosas: uma ave rara, para a ouvir cantar e me espantar com as cores das suas plumas. Encontrei mulheres lindas e outras que não o sendo são enamoráveis, porém nem um pássaro vi. Talvez me falte a vista da alma ou não tenha jeito para caçador de aves raras e não saiba distinguir-lhes os cantares. Não há liberdade nos meus quereres ou será o mundo mais livre quando não se tem o todo desejado? Só sei que não vi aves raras!

14 comentários:

Anónimo disse...

Não estás atento? Andam por ai algumas :)

Anónimo disse...

Tu não tens espelho em casa meu caro amigo? tu és uma ave rara por isso não vês as outras. :))

Folha de alface disse...

xi...é uma questão de estares atento, há por aí tanta "ave rara" q até assusta! lol
(agora deixando o disparate, bom texto :))
beijo

João Barbosa disse...

turquinho, meu amigo, vê lá se ainda levas uma bicada da ave rara... ou um biqueiro ;-)

Anónimo disse...

prefiro sempre uma bicada meu querido, é mais sei lá... meiguinha.. :))

João Barbosa disse...

tu és malandro! tu és um malandrão! vou contar à tua mulher... ou melhor, vou mostrar-lhe as coisas que tu andas por aí a escrever e prometer... ;-)

Anónimo disse...

não tenho medo da minha mulher, mas não lhe digas pois ela é capaz de ficar mais preocupada do que se fosse com uma gaja.. ;)))

João Barbosa disse...

lol

Anónimo disse...

Recados confidenciais ou as coincidências críticas?

Almas gémeas ou pesadêlos comuns?

http://futurobelenenses.blogspot.com/2006/11/confidencial.html

João Barbosa disse...

caro anónimo, diria antes almas comuns... quanto às gémeas, bem conheço algumas e enamorei-me por algumas e o Turco pelas mesmas.

P.Rosendo disse...

Estes "anonymous" são cá uma classe... Só vêm cá para meterem uns ferros curtos mas têm medo de dar a cara ou o cu.

Turco

Anónimo disse...

Olha, como de repente apareceram umas quantas "Avis raras"...

João Barbosa disse...

sabes Gi, este texto veio acompanhado por um apito de chamamento de avis raras ;-)

P.Rosendo disse...

Eu sou uma delas carago, assino é de duas maneiras diferentes GI... O JB sabe quem sou. Sim sou uma ave rara.
Turco