Numa das minhas outras Pátrias, a Escócia, os homens orgulham-se das suas saias. As minhas duas outras Pátrias são a portuguesa e a alemã. Portugal é o meu berço, nasci aqui e tudo me é familiar. A Alemanha... ou melhor, as Alemanhas, as Germânias... tem uma diversidade que me encanta e por vezes embriaga. Mas a Escócia apaixona-me!
Na Escócia os homens orgulham-se das suas saias, e não ficam menos machos por isso. Como não ficam menos os guardas presidenciais gregos ou os pauliteiros de Miranda. Contudo, as saias escocesas são diferentes, porque são mais do que uma farda ou traje folclórico para dançar, fazem hoje parte da roupa de gala e são tão diversas quanto se queira a vontade.
A cada homem um nome e uma família, a cada grupo de sangue um padrão de lãs tingidas. Os panos dobrados, enrolados, postos são exposições de orgulho e origem. Os kilts são a bandeira das gentes com um nome e um local de proveniência, ainda que possa estar recuado no tempo.
As saias são mais do que roupa e não parece importar muito que os padrões tenham sido fixados há relativamente poucos anos. Importa o simbólico e o sentimento de pertença. Os padrões mais antigos datam de finais do século XVIII, mas são escassos. O Romantismo ergueu mitos medievais, levantou nacionalismos, fixou ideais, estabeleceu normas e os padrões inventaram-se, emoldurando-se numa imitação de antiguidade e tradição. Não importa, porque o que conta é o simbólico e o sentimento de pertença. Na Escócia todos perceberam. Reinventaram-se os clãs das Terras Altas, alargaram-se as famílias, decidiram-se associações de xadrez e cores aos apelidos, e assim ficaram a criar tradição. Hoje, aos escoceses bastam-se olhar e nos kilts conhecem-se, vêem genealogia. Esta é a verdade nua e crua. Digo nua de propósito, porque sob o kilt não se usa nada.
A Escócia não tem só lagos doces e salgados, brumas, fantasmas, suspeitas dum monstro misterioso, lendas antigas, golfe na praia, gaitadas estridentes e o hábito de deitar um pouco de água no whisky. A Escócia é uma nação sem Estado, talvez por isso tenha manifestações de simbolismo colectivo tão fortes e apaixonantes. Os tartãs, ou padrões dos kilts, são um mundo infindável de delícias e os escoceses não páram de inventar mais... levaram a tradição para todos os locais onde foram têm até uma autoridade nacional para regulamentar o seu uso e registo de propriedade. Há coisas que só mesmo na Escócia!...
Para saber mais sobre tartãs escoceses:
Tartans Authority
The World Registry of Tartans
The Scottish Tartans Society
Tartans Scotland
Military Tartans
11 comentários:
:)
gostei mt d ler sobre a minha outra pátria, a pátria do coração
beijinhos
será q vamos ter uma foto do jb em kilt? ehehe
boa boa...
gostei de como falaste dos kilts, da escocia, da tradiçao :)
às vezes ha pessoas q parecem repudiar essa palavra, tradiçao! dizem q xeira a velho, sei la...
têm medo do Q? nao lhes vai fazer mal...nao compreendo :(
mas os kilts...esses sao uma paixao antiga, ja desejo um desde os meus 4 anos (diz-me a minha mae), mas agora q sou mais grandinho, nao me axo "digno" d usar um...deixa-los para kem os merece, os HighLanders :) e as suas familias, e as suas tradiçoes...
pode ser q um dia, um deles ache q eu mereço essa "prenda", isso sim!ia-me fazer feliz...ter um kilt q me fosse da-do por um verdadeiro Scotsman :)
fica bem,
Oeu
alfacinha: ainda bem que gostaste! :-) quanto à foto... não teria coragem!
oeumanusdei: acho que devemos usar o que queremos. Por que não comprares um traje escocês e usares orgulhoso? quem diz escocês diz um outro que te agrade...
abraço
Ui! Como eu gosto dos Kilts daqueles rapazes do anuncio do William Lawson, que andam a cavalo!
Ehehehehe!!!
Gi, tenho a sensação do que tu gostas não é bem dos kilts...
Claro que é...que mais podia ser?
dos padroes!!
admite lá ;)
@joao: sim tens certa razao, mas axo q agora q sou menos puto prefiro usufruir das coisas d maneira diferente...
como diziam num livro q li hj "onde estao as coisinhas pekeninas da vida?"
Oeumanosdei ? POr aqui senhor Virola? E queres um Kilt? Ok, o pessoal vai já tratar disso. Pode ser que fiques perto do anúncio do William lawson, não sei é se seria como um dos senhores...Beijoca e ainda bem que te vejo por aqi.
o quê? isto está género hauptbahnhof (gare central) ou aeroporto de Frankfurt onde toda a gende se cruza? tá giro, tá!
É também, por isso que o teu blog é fantástico, para além da tua maravilhosa prosa e da "rebeldia" que mostras, cruzam-se por aqui uma série de outros blogs fabulosos.Tá mesmo muito giro, acredita.
Enviar um comentário