Por mim comia só sopa e nem trincava grande coisa. Para além de tudo está um calor que ferve só de mastigar. Para já é um Inferno a escaldar na pele mal se sai à rua e uma sauna dentro de casa.
Hoje vai ser sopa fria para arrefecer os demónios que me andam a atormentar. E para os evocar vou esfolá-los ou simular um cozinhado de diabretes, bastam-me tomates bem maduros a dar a cor. Vão fugir de medo para tão longe e tão depressão este estio não me escalfará. Corto uma cebolita e deixo-a ficar transparente numa frigideira com azeite, deito-lhe o tomate e deixo-o ficar até se desfazer e tudo ficar uma só coisa. Quando arrefecer hei-de juntar água fresca e orégãos. Não preciso de muito mais para ser feliz neste dias de impossibilidades.
Quem se quiser estafar mais um pouco tem sempre a opção dum gaspacho, que é infalível e está absolutamente determinado a lutar contra o calor. Dá mais trabalho, mas o efeito é duradouro e reconfortante. E há tantas maneiras do fazer que se pode comer dele todos os dias sem nunca o repetir. Mas, o mais importante é derrotar o Verão abominável. A sopa fria faz milagres!
5 comentários:
Caro amigo, isto vai de vento em popa. Só poesia. Uma semana fora e passo um tempo interminável a por-me em dia.
Para quem quiser variar de sopa fria para uma boa salada...nós que vivemos aqui a um passo de África e que temos a fama de não sofrer com o calor...uma bela salada ou um peixinho grelhado com batatinha cozida e salada algarvia!!! Sempre seguidos de um mergulho neste mar que continua salgado (como se quer).
Esperimenta sair de Lisboa e verás que uma parte do calor que sentes é só poluição e pressão citadina. Estive em Lisboa na sexta feira e foi o que senti. O Algarve nesta altura ainda é uma boa opção...
Obrigada pelo bom conselho alimentício. Imaginativo e saudável. Já agora, que vinho aconselhas para acompanhar a ementa?
Desculpa pela intolerância ao peixe!
This site is one of the best I have ever seen, wish I had one like this.
»
Really amazing! Useful information. All the best.
»
Enviar um comentário