digo e o oposto, constantemente volúvel, às vezes verdade. juro pela minha alma, mais do que vinho amo a água e só me desenseda e lava, a cara, o corpo e a vergonha de ser quem não quero. os sonhos antigos são sonhos e antigos e os novos de esperar, é esta a vida a mim agarrada, se esperança existe.

segunda-feira, maio 29, 2006

Mais sopas

Por mim comia só sopa e nem trincava grande coisa. Para além de tudo está um calor que ferve só de mastigar. Para já é um Inferno a escaldar na pele mal se sai à rua e uma sauna dentro de casa.
Hoje vai ser sopa fria para arrefecer os demónios que me andam a atormentar. E para os evocar vou esfolá-los ou simular um cozinhado de diabretes, bastam-me tomates bem maduros a dar a cor. Vão fugir de medo para tão longe e tão depressão este estio não me escalfará. Corto uma cebolita e deixo-a ficar transparente numa frigideira com azeite, deito-lhe o tomate e deixo-o ficar até se desfazer e tudo ficar uma só coisa. Quando arrefecer hei-de juntar água fresca e orégãos. Não preciso de muito mais para ser feliz neste dias de impossibilidades.
Quem se quiser estafar mais um pouco tem sempre a opção dum gaspacho, que é infalível e está absolutamente determinado a lutar contra o calor. Dá mais trabalho, mas o efeito é duradouro e reconfortante. E há tantas maneiras do fazer que se pode comer dele todos os dias sem nunca o repetir. Mas, o mais importante é derrotar o Verão abominável. A sopa fria faz milagres!

5 comentários:

Anónimo disse...

Caro amigo, isto vai de vento em popa. Só poesia. Uma semana fora e passo um tempo interminável a por-me em dia.

perdida em Faro disse...

Para quem quiser variar de sopa fria para uma boa salada...nós que vivemos aqui a um passo de África e que temos a fama de não sofrer com o calor...uma bela salada ou um peixinho grelhado com batatinha cozida e salada algarvia!!! Sempre seguidos de um mergulho neste mar que continua salgado (como se quer).
Esperimenta sair de Lisboa e verás que uma parte do calor que sentes é só poluição e pressão citadina. Estive em Lisboa na sexta feira e foi o que senti. O Algarve nesta altura ainda é uma boa opção...
Obrigada pelo bom conselho alimentício. Imaginativo e saudável. Já agora, que vinho aconselhas para acompanhar a ementa?

perdida em Faro disse...

Desculpa pela intolerância ao peixe!

Anónimo disse...

This site is one of the best I have ever seen, wish I had one like this.
»

Anónimo disse...

Really amazing! Useful information. All the best.
»