digo e o oposto, constantemente volúvel, às vezes verdade. juro pela minha alma, mais do que vinho amo a água e só me desenseda e lava, a cara, o corpo e a vergonha de ser quem não quero. os sonhos antigos são sonhos e antigos e os novos de esperar, é esta a vida a mim agarrada, se esperança existe.

quarta-feira, abril 05, 2006

Carta 13

A Carta XIII vem antes da 14 e depois da 12. É um dos arcanos maiores do Tarot. Vamos a pôr as cartas na mesa: as cartas servem para jogar e para escrever poesia. Para nada mais. Para falar para além é melhor usar um telefone. Para se falar para o Além não são precisas cartas.
Que coisas queres saber? Não são importantes. Porque o importante é estares aqui e atinares com o que andas a fazer. Deixa lá estar a Carta XIII, é uma igual às outras, mas com significado diferente. Com quem queres falar talvez não te possa responder ou não te convenha ouvir.
Deitar contas à vida e pôr as cartas na mesa. Jogar à poesia com dados e jogar poker com a morte. Bem sei vê que sei deitar cartas, mas não deito. Não as deito há tantos anos que saberia tão bem hoje lançá-las com as botava outrora. Não vale a pena insistir, que a Carta XIII não volta a sair do baralho e se voltar há-de ser para jogar um jogo qualquer.
Conto-te amanhã o que fiz ontem. O futuro só interessa quando é presente. É esse o encanto do futuro. Tudo o que sabemos é porque podemos saber e por isso podemos mudar. Esquece lá a Carta XIII, não tem importância. Esquece as outras cartas todas, os arcanos maiores e os menores. Se não puderes mudar o futuro, para que queres saber dele? Esquece lá isso. Conta-me amanhã o que fizeste ontem e eu faço o mesmo.

5 comentários:

Anónimo disse...

Pois meu caro esta carta tem vários significados, depende da conjuntura. Isolada não tem o sentido que a imagem edifica. Chama-se Morte, a carta, mas pode significar uma mudança e por incrivel que pareça, muitas vezes é positiva. No passado, no futuro e também no presente as mudanças fazem parte da vida...

João Barbosa disse...

Olá Abelha Maya... bem sei o que ela significa, mas acho que a amiga abelha, que desconheço quem seja, não leu bem o que escrevi. O que interessa é o que fazemos e não o futuro. O futuro somos nós que o fazemos e somos donos dele, podemos sempre mudá-lo

Anónimo disse...

Podemos mudá-lo, às vezes. Outras, nem por isso. E se podemos tanto (até acredito que sim), porque não mudamos o presente que nos faz infeliz? porque não mudamos os pensamentos negros e procuramos a luz que está ali mesmo ao lado?

PS - A carta XIII é uma carta de transformação, crescimento e evolução. Porque não jogas a tua carta XIII?

João Barbosa disse...

Não jogo a carta XIII porque só jogo poker ou canasta e nesses jogos não se usam os arcanos maiores... dah!

Anónimo disse...

Não percebeste. Dah...!