digo e o oposto, constantemente volúvel, às vezes verdade. juro pela minha alma, mais do que vinho amo a água e só me desenseda e lava, a cara, o corpo e a vergonha de ser quem não quero. os sonhos antigos são sonhos e antigos e os novos de esperar, é esta a vida a mim agarrada, se esperança existe.

quinta-feira, julho 20, 2006

Doçura

Sempre sorri face à candura do sofrimento pintado, pelos sorrisos dos retratados e ingenuidade dos retratistas.
Aqui, São Sebastião esboça um leve sorriso como quem resiste a cócegas, enquanto o alvejam com setas e dardos... embora as béstas só uns anos (séculos) mais tarde é que tenham sido inventadas...
Quem me dera ter a paciência deste Santo e o bom humor nos momentos complicados como ele parece ter tido nas horas de sofrimento... Acho este quadro uma delícia (mestre Gregório Lopes - século XVI) . É um dos nossos tesouros e está no Museu Nacional de Arte Antiga.

6 comentários:

Anónimo disse...

Só o facto de conseguires ver para lá do visível deveria deixar-te convicto da doçura que habita em ti. E com ela há sempre a paciência e o bom humor, se bem que nem sempre nas doses industriais que desejamos :) Um beijo enorme, João querido.

mena disse...

era bom, era ...
e, no entanto, talvez às vezes não seja tão difícil como parece (digo eu, a ver se me convenço e agora que estou quase a ir de férias:))

perdida em Faro disse...

Avisou-me acerca deste teu texto uma amiga minha...como se eu não viesse cá todos os dias!!Bem, ela ligou-me a dizer que o meu quadro preferido estava como foto de um dos blogs que tenho na lista do meu.E eu vim a correr...adoro este quadro. Na licenciatura, na cadeira de História da Arte Portuguesa tive que estudá-lo. Leia-se tive com o sorriso que tinha quando o estudei.
Tenho um primo que trabalha no Museu de arte antiga (para mim o melhor a nível nacional)e sempre que comunicamos pergunto-lhe pelo Gregório Lopes e pelo martírio de S.Sebastião assim como quem o conhece.
Ainda bem que gostas do quadro, ainda bem que o puseste aqui.
P.S- a visão lateral do auqdro é fantástica pois os que se encontram frente a frente estão a níveis diferentes...e S.Sebastião, estando em martírio e lá, não é nunca o atingido, não há ângulo. Eles apontam-se co0m a desculpa de que apontam a ele. E depois a visão triângulat e em perspectiva da cidade ao fundo num último plano, mas presente...as cores...o tratamento do corpo humano,enfim...adoro o quadro.Obrigada João

João Barbosa disse...

Beijinho grande, Tânia

moonlover disse...

Aqui está uma boa referencia João! fui no mês passado ver este museu e vi obras exepcionais, entre elas o triptico das tentações de S.Antão, do Bosch e outras que me transmitem tanto como um retrato ou uma escultura. Adoro ir visitar um museu e estar bastante tempo a observar em cada quadro, todos os promenores.

João Barbosa disse...

oh moonlover, ainda bem que gostaste, pois o MNAA é um local fascinante. encontro-me lá tantas vezes!...