digo e o oposto, constantemente volúvel, às vezes verdade. juro pela minha alma, mais do que vinho amo a água e só me desenseda e lava, a cara, o corpo e a vergonha de ser quem não quero. os sonhos antigos são sonhos e antigos e os novos de esperar, é esta a vida a mim agarrada, se esperança existe.

quarta-feira, junho 11, 2014

Não tanto me faz que tanto me faça como se me deu

Entrei no táxi e pedi que me levasse onde quisesse, avançou dez metros e parou e não me cobrou nada.
.
Entrei num carro ao acaso e pedi que me levasse onde quisesse, com o olhar dum perseguido e a voz calma dum espião e ela levou-me a ver o mar.
.
Tomámos um chá e falou-me da vida. Daquelas coisas que não têm importância nenhuma e geralmente são um lamento e contudo não foi tédio, pensei noutras coisas também sem importância.
.
Fomos e pedi-lhe que parasse junto àquele restaurante de luxo e onde o pescado sacia os valentes e os príncipes.
.
Pedi uma omeleta de cogumelos. Não tinham.
.
Ela deliciou-se e empanturrei-me com amêijoas à Bulhão Pato, bebemos um rosé famoso.
.
Chamei o empregado e disse-lhe que não iria pagar e ela corou envergonhada.
.
Perguntaram-me por que não pagaria e não soube responder.
.
Só depois me lembrei que o mar é de todos e o ar também. Disse:
.
– Os homens primitivos comiam o marisco que queriam e não pagavam.
.
Chamou o gerente, o director e o dono que falaram calmamente e à vez muito discretamente.
.
Acho que devem ter usado argumentos da História Universal enquanto olhava para dentro à procura de qualquer coisa íntima que só se podem contar aos desconhecidos de ocasião breve na paragem do autocarro ou num café desabitual longe do habitat.
.
Não disse nada. Sentei-me e pedi mais uma dose de amêijoas à Bulhão Pato.
.
Serviram-me e a ela estenderam Champanhe bestial e caviar beluga e salamaleques.
.
Disse-lhes:
.
– Assim, sim...
.
Disse-me o senhor como me reconhecesse dos filmes americanos:
.
 – Se é para levar calote, que seja calote em grande. A restaurante de nomeada fica mal uma dívida por um prego e imperial.
.
No final levantei-me e esperei-a.
.
Dei uma gorjeta de dez euros em moedas.
.
Disse-me ela:
.
– Você é incrível! O que você fez... é impressionante!...
.
Expliquei-lhe monotonamente com uma só palavra:
.
– Não.
.
Olhou para mim como se esperasse um beijo de comédia romântica.
.
Sorri e com os olhos molhados das despedidas sentidas e disse:
.
– Se não se importa, agora vou a pé.
.
Cheguei a casa pela fresquinha, quando a luz de Junho manda os pássaros cantar quando o céu azul combina com amarelo suave.
.
Não sei quantas horas mas as calças comeram-se até ao buraco pelo roçar das coxas grossas.
.
Deitei-me e quando me levantei deitei-me.
.
Não sei se acordei.
.
Não me lembro da cara dela nem sei a cor do carro.
.
Ainda bem que não trocámos números de telefone.
.
Não conhecerei os seus amigos, os pais, os amigos dos amigos, a família, o cão, o gato e os canários nem a beijarei.
.
Amanhã vou à Estação de Santa Apolónia e apanho um comboio para Coimbra A, durmo no Astória, pago e saio anónimo.
.
Não me vou lembrar da paisagem pela janela nem dos outros gordos da primeira classe nem das executivas mornas sem sabor e só lamento o transbordo em Coimbra B que, tal como Campanhã, é um atentado à Europa pela fealdade e chão encardido por mil anos de sujidade lavada a lixívia e gente feia e trabalhadora que diz palavrões.
.
Virei a dormir sonhando que não gosto de ficar longe de casa.
.
Apanharei um táxi que me deixará à porta de casa e farei o que faço melhor: dormir.
.
Ao invés do que faço pior que é existir.
.
Existir é uma maçada e um tédio e eu tão simples contento-me com preguiça.
.

Sem comentários: