quarta-feira, novembro 04, 2009

Vinho para o meu amigo sábio














Tenho um amigo meu que é sábio e que tem uma certa mania que é ribatejano. Não se julga emproa com tiques marialvas, não se ginga para fazer sobressair demasiadas horas em cima da sela, mas tem um um jeito. Na verdade também tem muito de lisboeta, porque o é.
.
Na verdade, o meu amigo sábio é um misto, em versões suaves e polidas, dum castiço alfacinha da Graça e dum orgulhoso ribatejano. Um lado herdou do pai e da convivência e o outro da doce e simpática mãe, que veio ao mundo na Golegã.
.
Pois bem, o que faz um sábio? Os sábios podem fazer muitas coisas... tal como os génios. Noto aqui que o meu amigo não é um génio, mas um sábio, o que tem muito mais mérito. Nasce-se génio, mas aprende-se a ser-se sábio. Bem, é filósofo. Um dia percebeu que andava errado na sua vocação de jornalista, fez as malas e partiu para Paris onde fez um doutoramento sobre Michel Foucault. Hoje, diz coisas simples sobre assuntos complicados, mas quando quer afirma complicadíssimas e elaboradas sentenças. O homem é sábio!
.
Agora faz também palestras e outro dia mandou-me um email a felicitar-me pelo meu aniversário. Estava no Brasil para um ciclo de aulas e conferências. Naquele dia, em concreto, estava em Angra dos Reis... Ele sabe-a toda. É sábio.
.
O que tem isto a ver com vinho? Tem que, como todos os emigrantes, tem saudades da terra e, é claro, do vinho português. A vida nem sempre é fácil para procurar o que se quer nas garrafeiras parisienses e depois há as dificuldades da escolha. Assim, numa conversa telefónica ficou prometido um jantar... Porque, o meu amigo é sábio não lhe posso servir coisa simples de entender ou de entendimento sem o gozo da descoberta. Porque o meu amigo tem raízes ribatejanas fica a promessa do néctar vir duma quinta daquela província. Assim, o vinho será um tinto com boas notas vegetais e elegante. O Quinta da Lagoalva Reserva 2004.
.
É que depois duns anos em que estas paragens andaram tristes e esquecidas, felizmente há também gente sábia a fazer bons, modernos e interessantes vinhos pelo Ribatejo. Depois desse jantar, vai para Paris mais sábio o meu amigo sábio... e eu mais feliz com o convívio desse repasto.

Sem comentários:

Enviar um comentário