
É Julho, quase Agosto, e está azul. Está uma feliz calma azul, apesar das contrariedades. O Verão vai feliz em felizes tons de azul. Nada o torna menos feliz nem menos azul. Quem me dera que não passasse este Verão. Mas há-de passar. Ainda bem, para que o possa recordar com saudade.
Verão é sempre Verão. Lembra-te dos finais de tarde num lugar mítico - tanto pode ser nas dunas, a contemplar o mar, como numa lagoa deserta, em que nada nos rodeia a não ser o arvoredo. E esse nada já é tudo.
ResponderEliminarVerão é sempre Verão. Lembra-te das brincadeiras de infância, partilhadas pelos vizinhos que vimos (e nos viram) crescer. Jogar ao berlinde, saltar à corda, brincar às escondidas. Só o luar ordenava e indicava a hora de regressar a casa.
Verão é sempre Verão. Lembra-te dos tempos em que ainda haviam matanças do porco (ou mata-porco, consoante a região do país). Tios e tias, primos e primas, avôs e avós. Só de ver a mesa posta já era um festim para os olhos. Começo a salivar quando recordo a febra na grelha - feita, ali mesmo, no meio da rua.
Verão é sempre Verão. Nunca esqueças as festas da aldeia, doseadas com cheiro a algodão doçe q.b. e a farturas. As primeiras conquistas, o som da música, a noite escura que nos iluminava a alma.
Verão é sempre Verão. Os churrascos com os amigos, as cervejas servidas com um bom prato de caracóis, a visita de alguém que não avistamos há muito. O cheiro a eucalipto e a terra molhada provocado pelo repuxo que rega a seara de milho.
É por tudo isto (e muito mais) que o Verão há-de ser sempre Verão.
Um abraço.
:-)
ResponderEliminarAs matanças do porco acontecem no Inverno
ResponderEliminarNem sempre, turista, nem sempre. Na minha aldeia, qualquer altura do ano servia de pretexto para tirar o animal da pocilga e (à custa de muito músculo...) imobilizá-lo em cima da trapeça.
ResponderEliminarE não era uma moda local; era assim em todos os recantos.
Aliás, quando alguém desconfiava que as porcas andavam saídas, lá ia a bicha para a faca. Fosse Verão ou Inverno!
Abraços!
Anónimo: Adorei o teu Elogio ao Verão! Muito bom! Olha, dou-te o meu: http://praiadeserta.blogspot.com/2006/05/vero.html
ResponderEliminarEste meu "Elogio" ao Verão, foi feito em resposta a um texto aqui do João!
Muito obrigado, Ana. Foi o melhor hino ao Verão de ocasião que se arranjou. Mas, mais do que palavras, vivê-lo (o Verão) é o melhor dos elogios. Um sabor, um cheiro, uma brisa, um lugar, uma pessoa... Tudo isto existe; tudo isto é Verão! ;)
ResponderEliminarBeijos e abraços
Frankestein da Silva
eu gosto é do verão, lá, lá, lá :)
ResponderEliminar(se bem q gostei mais do verão do ano passado, em q andei sempre a viajar d um lado p o outro)
Eu adoro o verão... cada vez mais na Islandia (não conheço ainda mas há-de ser o proximo destino de ferias em Agosto) isso ou a Antartica em Maio. EHEHEHEH
ResponderEliminarNão vou recordar com saudade este Verão e vou querer que ele passe muito depressa. No entanto, nunca vou deixar de adorar o 'Eu gosto é do Verão', dos Fúria do Açúcar :) Também fiquei presa ao teu Verão, pode ser que pinguem bons azuis :)
ResponderEliminareu gosto de tudo desde que seja azul.
ResponderEliminarGreets to the webmaster of this wonderful site! Keep up the good work. Thanks.
ResponderEliminar»
Very best site. Keep working. Will return in the near future.
ResponderEliminar»