digo e o oposto, constantemente volúvel, às vezes verdade. juro pela minha alma, mais do que vinho amo a água e só me desenseda e lava, a cara, o corpo e a vergonha de ser quem não quero. os sonhos antigos são sonhos e antigos e os novos de esperar, é esta a vida a mim agarrada, se esperança existe.

quarta-feira, maio 28, 2008

Memória de mim

Um dia serei um fantasma. A memória de mim irá com aqueles que me amam e com os outros. Se não me chego a conhecer, como posso querer ser lembrado?

terça-feira, maio 27, 2008

Coragem





















Não tenho a coragem congénita das mães. Tenho apenas o parto, e o meu fruto está ausente desde a nascença. Não tenho a coragem infalível das mães. Tenho a cobardia assassina, voragem de pesadelo. Não tive nascimento, mas uma queda. E outra queda depois da infância. E outra queda mais tarde. Sou a cascata, também no choro. As palavras deixam de ecoar, esfumam-se no ar que as devia propagar. Esfumam-se como a luz fraca que tenho. Um dia depois de outro. Um dia depois de outro. Os dias nos outros. Os dias em mim. Esta voragem de pesadelo e a falta de coragem, de ir e de ficar.

Amanhã

Tenho esperança em que amanhã terei esperança.

A voar


Hoje, por enquanto sou eu. Estou a sair do corpo, propulsionado por vodka com limão e pastilhas de menta. Não morri ontem nem morrerei amanhã, hoje talvez. Se a velocidade travar ou a parede me detiver.

segunda-feira, maio 26, 2008

Fidelíssima amizade

Fidelíssimos afectos. Cabem todos os amigos. Caibo em todas as ajudas. Os dias com cãimbras cardíacas são de muitos beijos e algumas lágrimas. Feliz pelas fidelíssimas amizades. Agradecido por todas as palavras. Um dia hei-de ter jeito e voltar a ter futuro.


Nota: Dedicados aos amigos... ao VR, PR, ITQ, MS, DG, SO, AS, AS, IC, SGC... e outros.

O quarto cinzento

É no meu quarto cinzento que passo os dias. A luz do dia e a janela aberta não me retiram da sala dos murmúrios. O corpo é sempre frágil e a alma quebradiça. A felicidade não reside dentro destas paredes, onde estou não está ela. Não é sina, é loucura.

Casa do fumo

A minha casa é uma chaminé, só estou de passagem. Sou como fumo: às vezes intoxico.

Repetições

Quando muito se tenta mudar a vida, muita é a hipótese da entornar. Não há dias originais, mas variações dos dias dos outros. Não somos iguais, somos fotocópias. Já antigamente era assim.

O futuro

O meu futuro é uma noiva fantasma. Existe, não o vejo e ninguém acredita.

Ganhar a vida

O sapateiro faz sapatos. O escritor não faz só palavras.

segunda-feira, maio 19, 2008

Chove sempre

Lá fora chove. Cá dentro chove. Sou uma cúpula de vidro. Dentro de mim florescem plantas carnívoras que devoram toda a carne que não é vidro. O vidro quebra-se e renasce. Chove em toda a parte.

Nem mais um dia extra

Não são os fantasmas que fazem a minha vida um sonho de terror. São os meus dias que me arrancam a esperança. Não quero mais dias nem uma vida extra. As minhas palavras erradas dão os frutos que não quero. A noite é um sonho de mergulhar e a manhã um acordar sufocado. A angústia da tarde é um desejo. Nem rezo. Nenhuma palavra que passe pelos meus lábios ou pensamento desagua fora dos becos do meu tempo.

Mi liga, vai

Estou apaixonado. Não sei por quem.

terça-feira, maio 13, 2008

Um só

Quero um só olhar. Sejas quem fores. Sejas aquela a quem darei flores. Mãe, amada ou pretérita. Um só chega para te amar.

Não crescer

Não quero crescer para não ter de mudar de cama, mas quero partilhar aquela em que durmo. Quero partilhar o meu corpo, mas não o perder para ser outro qualquer. Sou quem sou e não pretendo um dia ser outro. Crescer é mudar e gosto de estar como estou.
Dançar serve para não crescer. É um espelho do presente. A dançar não se pensa e sem pensar não se cresce. O melhor é só ter mimo quando se quer. Ter tempo o tempo todo como há chuva no céu. Dançar com as namoradas.

sexta-feira, maio 09, 2008

As ondas

A felicidade vai paralela à infelicidade. Não são iguais em tamanho; a felicidade é maior. A felicidade é o fim último da vida infinita, tem princípio e não fim. A outra tem princípio e fim. As vagas sucedem-se. A onda da minha felicidade é uma marola, curta, redonda e espaçada na maré baixa. O maremoto da minha infelicidade é um vagalhão que não se quer quebrar.

quinta-feira, maio 08, 2008

Euforia

Saí e entro. Nem sei bem por onde. Nem sei para onde. Dali e para lá de novo. A saída é impossível. Uma maré alta para zarpar.

Clicar aqui para ouvir banda sonora de complemento.

quinta-feira, maio 01, 2008

Trocadilho com imagem

O castelo é onde um homem se refugia. Escondo-me nele não por medo, mas por fastio. Não gosto de lavar a loiça.

Poema de mentira

Recitam lutas sem poesia, como se fossem poemas. Sentados ensaiam as palavras dos seus paradoxos. O maior é o modesto ouvidor, consensual e afável. Se houvesse um espelho não estaria invertido o sentido dos sentimentos. As lutas sem poemas são a essência da imagem. Nas mentiras não se acredita, é o sonho que mais assusta.

Existir

Sou o que imaginas, mas não o que sou. Existo atrás do vidro do monitor. Imaginas e nem sabes que não sou. Já fui e fui muitas pessoas e sou muitas pessoas. Demasiadas pessoas. Não tenho princípio, só fim. Até ao dia em que descubras que sou quem imaginas, mas não o que sou.

Adeus às flores amarelas


Foram-se as flores amarelas. Mais do que até ver. Um dia, longíquo e improvável, voltará a Primaveras destas pequenas flores. Não digo que uma ou outra possa surgir inesperadamente, digo que foram debulhadas e o que resta é um prado sobressaltado.